Seminário Estadual integra ensino e comunidade para fortalecer o SUS em Sergipe

Evento reuniu gestores, instituições formadoras e referências da Educação Permanente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde (NEEPS), da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou, nesta quarta-feira, 26, o Seminário Estadual de Integração Ensino-Serviço-Comunidade: Desafios e Perspectivas para o Fortalecimento do SUS. O encontro reuniu gestores, referências da Educação Permanente e instituições formadoras para discutir estratégias de qualificação da formação profissional e ampliar a articulação entre academia, serviços de saúde e comunidade.

O seminário buscou fortalecer o diálogo entre ensino, gestão e prática assistencial, promovendo um espaço de construção conjunta para aprimorar os processos formativos no estado. Além disso, o encontro marcou o fortalecimento das ações da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, que passa a atuar de forma mais estruturada e contínua em todas as redes de atenção.

De acordo com a presidente da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Jalcira Izidro, essa é a primeira edição de um ciclo que deve ocorrer anualmente. Ela ressaltou que aproximar quem forma e quem atua no SUS é essencial para qualificar o cuidado. “Esse é o primeiro seminário da Comissão, e nosso maior objetivo é aproximar a academia dos serviços de saúde para fortalecer o SUS. Por isso, convidamos instituições públicas e privadas, os membros da comissão e os representantes dos Núcleos de Educação Permanente, que acompanham os estudantes nos serviços”, explicou. 

Segundo Jalcira Izidro, a parceria entre a SES e as instituições de ensino amplia a qualidade da formação e impacta diretamente no atendimento prestado à população. “A legislação já garante que a formação aconteça no SUS e para o SUS. Quando qualificamos esses processos, fortalecemos o sistema e garantimos que a formação esteja alinhada às necessidades reais da comunidade”, destacou.

A superintendente da ESP-SE, Daniele Travassos, conta que o seminário fortalece a atuação da Comissão Estadual ao integrar pilares essenciais da educação na saúde. Ela afirmou que o espaço cumpre papel estratégico na promoção da qualificação profissional contínua. “Esse evento fortalece a Comissão, que integra gestão, ensino, controle social e atenção à saúde. Essa articulação potencializa um serviço qualificado lá na ponta, onde o SUS acontece. O SUS é espaço de formação e, também, de trabalho, e por isso exige processos permanentes de educação. Integrar as universidades e alinhar o currículo às necessidades dos serviços é fundamental para que o profissional já comece sua trajetória entendendo o território e o cuidado. A Escola de Saúde Pública é um dos braços executores dessa integração”, afirmou.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 26 de novembro de 2025, 16:19 | Atualizado: 26 de novembro de 2025, 16:19