Secretaria de Estado da Saúde realiza ação preventiva em alusão ao Novembro Azul

A terceira edição do ‘Case acolhe o Novembro Azul’, contou com a participação do Lacen, que realizou exames laboratoriais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), realizou, nesta terça-feira, 25, uma ação voltada à prevenção do câncer de próstata como parte das atividades do Novembro Azul. A iniciativa buscou ampliar o acesso dos servidores da Saúde ao exame de PSA, que permite identificar alterações na próstata, contribuindo para o diagnóstico precoce. 

A terceira edição do ‘Case acolhe o Novembro Azul’, contou com a participação do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que realizou exames laboratoriais, ampliando o cuidado preventivo e assegurando que todos tenham a oportunidade de realizar o exame de forma prática e acessível. 

De acordo com a coordenadora do Case, Izabel Cristina, a ação foi realizada no laboratório do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) para tornar o processo mais rápido e cômodo aos servidores. “Iniciativas como esta são fundamentais porque ampliam o acesso dos colaboradores a exames essenciais para o diagnóstico precoce. Ao oferecer o serviço de forma prática e acessível, a ação não apenas incentiva o cuidado preventivo, mas também fortalece uma cultura de atenção contínua à saúde dentro do ambiente de trabalho. 

Após a coleta no Caism, todas as amostras serão encaminhadas ao Lacen, responsável pela análise e processamento dos exames. 

Participação dos servidores

O atendente Antônio Fernando ressaltou que ações como essa são essenciais, já que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “A iniciativa facilita o acesso dos servidores aos exames, especialmente pela rotina de trabalho, e afirmou que é muito importante que o local de trabalho ofereça esse tipo de oportunidade, evitando deslocamentos e trazendo mais praticidade para todos”, disse. 

O recepcionista Alexsandro Conceição ressaltou que iniciativas que facilitam o acesso dos servidores aos exames são fundamentais. “A rotina de trabalho muitas vezes impede que eles busquem esse cuidado. Para ele, é essencial que o local de trabalho ofereça esse tipo de ação, porque traz praticidade e evita que o funcionário precise se deslocar até uma unidade de saúde”, disse.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 25 de novembro de 2025, 15:55 | Atualizado: 25 de novembro de 2025, 15:55