Hospital de Urgências homenageia paciente com certificado de superação
O paciente que sofreu um evento cardiovascular durante uma prova de maratona recebeu uma medalha simbólica pela participação na prova; celeridade no atendimento fez a diferença para salvar a vida do paciente
A emoção em participar de uma prova de maratona teve um sentimento ainda maior para José Alderio Alves Santos, de 51 anos: o de ter a vida salva. No último domingo, 26, ao percorrer uma distância de mais de 40 quilômetros, ele sofreu um evento cardiovascular, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e uma parada cardiorrespiratória. Nesta quinta-feira, 30, após alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Hemodinâmica do Hospital de Urgências de Sergipe João Alves Filho (Huse), toda a equipe multiprofissional e da organização da prova Maratona de Aracaju celebrou a grande vitória. O paciente recebeu certificado de superação e, simbolicamente, uma medalha especial pela participação na prova, além de uma camisa dos 42.195km.
No dia da prova, ainda no local, prontamente, ele recebeu os cuidados da equipe pré-hospitalar que iniciou os protocolos de reanimação, exames e, sem seguida, foi encaminhado ao Huse. Hoje, ele vibra por ter uma nova chance para viver. “A emoção é aquela do mundo todo. Sou o campeão do mundo, sou o campeão dos campeões. Agora é me cuidar e continuar a correr. Aqui [no Huse], o atendimento é excelente. Fui muito bem atendido”, comentou José Alderio.
O coordenador da linha de cuidado do paciente cardiovascular do Huse, cardiologista José Edvaldo Santos, explica como se deu o atendimento a José Alderio. “Ao ser admitido na Ala Vermelha e avaliado, realizamos um ecocardiograma de emergência para entender o que pode ter levado ao evento cardiovascular. Com a alteração no exame e diagnóstico preciso, encaminhamos ao Centro de Hemodinâmica para a realização do cateterismo com angioplastia, tratamentos considerados padrão-ouro no atendimento a vítimas de IAM”, ressaltou.
Cuidados com a saúde cardiovascular
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, acontece um óbito.
 
O cardiologista José Edvaldo chama atenção para os cuidados com a saúde cardiovascular. “O exercício físico é sempre muito bem-vindo e faz parte da prevenção e tratamento da doença cardiovascular. A gente incentiva a prática esportiva, mas é primordial a visita ao cardiologista para que as doenças possam ser detectadas antes que eventos graves aconteçam. Então, a avaliação médica é importante antes de provas esportivas, principalmente provas extenuantes. Aproveitamos o caso desse atleta para mostrar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A agilidade no atendimento é um diferencial para o diagnóstico e o tratamento da doença cardíaca, desde a assistência inicial aos cuidados na unidade hospitalar, como é o caso da estrutura hemodinâmica do Huse. O tratamento foi feito em um tempo muito breve, o que melhora também a qualidade de vida dele após o evento e diminui muito o número de sequelas”, pontua.
O médico ressalta, ainda, a importância de ações voltadas à implantação e disponibilidade  de Desfibrilador Externo Automático (DEA), dispositivo que identifica eventos cardíacos, em locais de grande número de atletas. “Este foi um caso de sucesso e sabemos que todo o atendimento fez a diferença. A existência do DEA é de grande importância porque salva vidas e pode beneficiar outras pessoas em acontecimentos como este”, garantiu Edvaldo.
   
Reconhecimento
A diretora assistencial do Huse, Nataly Góis, reiterou a alegria do momento e os cuidados ofertados pela unidade hospitalar. “A gente sabe de todo o esforço que é de realizar uma prova de maratona. Ele já é um grande guerreiro, mostrou mais ainda depois do ocorrido, então, é uma felicidade muito grande celebrar sua melhora clínica e, futuramente, a alta hospitalar”, frisou.
Presente durante a visita, o técnico de Enfermagem da Constat, Wegon da Silva, que realizou o primeiro atendimento ainda na prova, destacou a assistência prestada. “A gente sempre busca estar preparado para essas situações. É uma equipe qualificada que, mesmo em casos mais extremos, está preparada para realizar o protocolo. Então, como profissional, é uma satisfação imensa e, melhor ainda, é saber que a gente está cumprindo com o que a gente predispõe a cumprir”, salientou.
Sobre a Hemodinâmica do Huse
Inaugurado há pouco mais de quatro meses, o Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto, do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), já realizou mais de mil procedimentos voltados às linhas de cuidado cardiovascular, como frisou o coordenador de Hemodinâmica, Thiago Lopes. “Temos vivenciado mudanças significativas no panorama da saúde do estado com importantes ganhos aos pacientes. Aqui, são realizados procedimentos com mais agilidade, impactando positivamente na Rede Estadual de Saúde”, apontou.
O serviço oferece diagnóstico e tratamento avançado para as doenças cardíacas e arteriais obstrutivas periféricas, com perspectivas de ampliação para o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entre os procedimentos estão cateterismos, angioplastias cardíacas, arteriografias, angiografias de vasos periféricos, implantes de marca-passo, entre outros. O serviço é gerenciado pela Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC), com amplo conhecimento técnico e de gestão em cardiologia, sendo referência no setor.





Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 30 de outubro de 2025, 16:41 | Atualizado: 30 de outubro de 2025, 16:41
