Histórias de superação e esperança marcam homenagem ao Dia das Crianças na Oncologia Pediátrica do Huse

Referência no estado, o serviço de Oncologia Pediátrica cuida de 80 crianças em tratamento e acompanha outras 100 com apoio de uma equipa multidisciplinar

O riso de uma criança é capaz de transformar qualquer ambiente. E foi com essa energia que, nesta quinta-feira, 9, o Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), se encheu de vida, música e alegria para celebrar o Dia das Crianças com uma festa especial e repleta de significado.

 Pula-pula, pintura, algodão doce, sorvete, pipoca e presentes coloriram a recepção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). Entre sorrisos, reencontros e abraços, o que se via era mais do que uma comemoração: era a celebração da infância, da cura e da esperança.

Entre elas está Luziane Nascimento, mãe de Sofia, de 7 anos, que viajou de Paripiranga, no interior da Bahia, especialmente para participar da festa e celebrar a vitória da filha. “Minha filha teve leucemia em 2019, somos do interior da Bahia e realizamos o tratamento aqui na Oncologia do Huse. Esse momento aqui representa cura e amizade. Os profissionais foram fundamentais desde o diagnóstico até agora, quando seguimos em acompanhamento. Eles são de excelente importância em tudo”, disse emocionada.

 Sofia, sorridente, contou o que mais gostou da festa. “Eu gostei de comer pastel, brincar no pula-pula, fazer tatuagem e ver meus amigos. Eu adoro fazer amizade”, contou animada.

 De Pirambu, município do Litoral Norte do estado, Aline Garcia, mãe de Gael Ferreira, de 5 anos, também compartilhou sua experiência. “Com um ano e onze meses, recebemos o diagnóstico de leucemia linfóide aguda. Foi muito difícil, mas a equipe do Huse tornou tudo mais leve. Eles nos ajudaram a lidar com o momento e sempre mostraram empatia e prontidão. Hoje é um dia de reencontro, de gratidão e superação”, afirmou.

 Já Gael, tímido e sorridente, resumiu a alegria do dia. “Eu gostei de comer, brincar, tirar foto com o Lilo e Stitch e desenhar uma aranha. Tá muito legal!”, disse o pequeno.

 A coordenadora geral do Centro de Oncologia, Meire Jane Souza, destacou a importância do evento para o tratamento e o bem-estar das crianças. “Hoje a Oncologia acordou cheia de cores, música e brincadeiras. É um momento muito gratificante para todos nós que conseguimos realizar essa festa. São dois sentimentos imensos: o de ver a alegria dessas crianças, que muitas vezes não conseguem ter uma festa assim, e o de gratidão a todos que ajudam a tornar esse momento possível. Trazer essa humanização, essa alegria, ajuda muito no tratamento. O Huse é a única Unacom com oncologia pediátrica em Sergipe, porta aberta para qualquer caso, inclusive suspeitas. Hoje temos cerca de 80 crianças em tratamento e cerca de 100 acompanhadas pela equipe multidisciplinar, que conta com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos. É uma estrutura completa para acolher e cuidar”, explicou Meire Jane.

O médico oncologista e superintendente do Huse, Roberto Gurgel, também destacou o caráter simbólico e terapêutico da celebração. “Hoje é um dia especial, de festa aqui na Oncologia do Huse. A Oncologia Pediátrica é a única do estado e atende toda a população sergipana. Esse momento de congraçamento é importante para mostrar que o câncer tem cura, que pode ser vivido com alegria, apoio e humanização. É uma ação fundamental para melhorar o tratamento e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce”, ressaltou.

Fotos: Felipe Goettenauer

Publicado: 9 de outubro de 2025, 20:05 | Atualizado: 9 de outubro de 2025, 20:05