Governo do Estado amplia número de hospitais habilitados para cirurgias do ‘Opera Sergipe’
Voltado a procedimentos como bariátrica e cirurgias de mama, Estado reforça fluxo do programa e garante atendimento em hospitais de referência
O Governo do Estado avança no cuidado com pacientes que necessitam de cirurgias de alta complexidade. Durante o encontro Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) realizado nesta quinta-feira, 18, foram detalhados os fluxos do programa Opera Sergipe e anunciada a contratação de novos prestadores: o Hospital Decós e o Hospital Renascença. O objetivo é fortalecer e dar ainda mais celeridade aos procedimentos cirúrgicos que transformam a qualidade de vida da população.
O CIE tem papel fundamental na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre municípios e Estado para fortalecer o sistema de saúde e garantir políticas públicas integradas e qualificadas.
A adesão ao programa pela população tem sido significativa, especialmente nas cirurgias de mama e bariátrica. O acesso qualificado às cirurgias eletivas do ‘Opera Sergipe’ já recuperou a saúde de 30.897 sergipanos. “Foi uma surpresa positiva perceber o número de pessoas interessadas em mudar de vida. São procedimentos que transformam a realidade, evitam complicações futuras e promovem qualidade de vida”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.
O ‘Opera Sergipe’ não é apenas uma ação técnica: envolve todos os pontos da rede de atenção e depende da união de esforços. Foi o que explicou a coordenadora do programa, Marli Palmeira. “A reunião com gestores, secretários municipais de saúde e prestadores credenciados que integram o ‘Opera Sergipe’ foi extremamente positiva. Tivemos a oportunidade de demonstrar todo o funcionamento do programa e, principalmente, apresentar os resultados alcançados. Só tenho a agradecer ao secretário de Estado da Saúde pelo apoio e parabenizá-lo pela condução desse trabalho grandioso, que tem mudado a vida de tantos sergipanos’, finalizou a coordenadora.
Segundo o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Enock Ribeiro, a reunião foi importante para a dinâmica e a estratégia da iniciativa do Governo do Estado. “O grande número de pessoas já beneficiadas é elogiável. Isso mostra o sucesso do ‘Opera’, os municípios e os secretários municipais se empenharam em mobilizar dentro dos seus territórios os pacientes, para o agendamento e regulação das cirurgias. Espaço que garante o sucesso do programa, da SES e dos municípios”, explicou Enock.
Novos prestadores
Para dar maior vazão às demandas, o Governo de Sergipe ampliou a rede de prestadores. Agora, além do Hospital Amparo de Maria (Estância), Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Hospital Nosso Senhor dos Passos (São Cristóvão) e Hospital Santa Isabel (Aracaju) como prestadores cadastrados, passam a integrar o programa o Hospital Decós, que realizará cirurgias urológicas, de mama e bariátrica, e o Hospital Renascença, com a realização de bariátrica, ambos de Aracaju, reconhecidos como referências em saúde no estado.
Foto: Valter Sobrinho e Arthuro Paganini



Publicado: 18 de setembro de 2025, 17:08 | Atualizado: 18 de setembro de 2025, 17:08