SES disponibiliza testes rápidos de ISTs e preservativos na 24ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe
Unidade móvel da SES realizou exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, marcou presença na 24º Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe, neste domingo, 31, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Na ocasião, foram disponibilizados serviços de saúde para o público.
A ação contou com a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, que forneceu testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, sífilis e hepatites B e C. Além dos exames, a SES também ofereceu preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.
Segundo o responsável técnico do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, o médico Almir Santana, a Saúde promove ações na Parada LGBTQIAPN+ há mais de 15 anos. “É um evento que a SES sempre participa divulgando a prevenção, disponibilizando preservativos e, neste ano, ofertando testes rápidos. É muito importante porque o evento reúne uma grande diversidade de público”, destacou.
O atendimento foi gratuito e por ordem de chegada, por meio de senhas. Davi Silva, 29, foi uma das pessoas que aproveitou o momento para fazer o teste rápido. Ele contou que não é a primeira vez que realiza o exame na unidade móvel da SES durante a Parada.
“Esse projeto que disponibiliza testes rápidos para a Parada Gay é muito bom, principalmente para aquelas pessoas que talvez tenham alguma infecção e não sabem”, enfatizou Davi.
Estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), integrantes do grupo Score Love, que desenvolve ações de saúde para a população LGBTQIAPN+, auxiliaram nos serviços oferecidos pela SES.
A integrante Gabriele Cardoso destacou a importância dos testes rápidos na identificação precoce de ISTs. “A testagem é muito importante. Quanto mais antecipado você descobre que é portador dessas infecções, mais rápido você pode se tratar”, ressaltou.
Novo preservativo
Neste ano, a unidade móvel da SES contou com uma novidade: a nova versão do preservativo masculino distribuída pelo Ministério da Saúde, que é mais fino e texturizado. Segundo o responsável técnico do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, o médico Almir Santana, com o novo produto, espera-se atrair a população e ampliar o uso de preservativo.
“O Ministério da Saúde adquiriu uma camisinha diferente para tentar atrair mais as pessoas, porque tem muita gente rejeitando o preservativo. É uma camisinha mais fina e texturizada. Então, as pessoas tendem a aceitar mais”, explicou o médico.
Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também prestou serviços durante o evento. Uma Unidade de Suporte Básico (USB), com uma equipe composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, e uma dupla de motolância, formada por dois técnicos de enfermagem, estiveram na celebração para garantir assistência pré-hospitalar de forma qualificada e ágil.
População aprova
Para Vinícius Moraes, 24, ações como essa são necessárias. “Muita gente não usa mais preservativo. É muito importante conscientizar as pessoas para elas saberem que é normal usar e que não é normal que outros digam para você não usar”, afirmou.
Representante da Rede Trans Brasil, Antonella Albuquerque, 46, veio do Acre até Sergipe para participar de projetos sociais e do evento. Ela parabenizou os serviços da SES na Parada LGBTQIAPN+. “As pessoas precisam entender que tem que se prevenir, então, ações como essa têm que acontecer em todo o Brasil”, enfatizou.
Roberlândia Costa, 39, também destacou o trabalho da SES. “Qualquer ação desse tipo é importantíssimo para a saúde, para prevenção. Espero que sempre tenham essas ações”, sublinhou ela.

















Fotos: Valter Sobrinho
Publicado: 31 de agosto de 2025, 18:32 | Atualizado: 1 de setembro de 2025, 08:41