CER IV comemora quatro anos como referência no atendimento especializado a pacientes com deficiência em Sergipe

Unidade desenvolve ações de prevenção dos agravos e de identificação de deficiências em todas as fases da vida

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) tem transformado a vida dos sergipanos por meio do acompanhamento a pacientes com deficiência. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, celebra quatro anos de oferta de cuidados em saúde nesta quarta-feira, 27. Referência estadual, o CER IV oferta atendimento em habilitação e reabilitação física, intelectual, auditiva e de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), disponibilizado a 36 municípios sergipanos, além de reabilitação visual, que atende todo o estado.

A unidade foi inaugurada em 27 de agosto de 2021 e desenvolve ações de prevenção dos agravos e de identificação de deficiências em todas as fases da vida. Em comemoração ao aniversário, o centro ofertou nesta quarta-feira, 27, aplicação de vacinas contra tétano, covid-19, influenza e febre amarela, bem como realizou apresentações culturais como o grupo Ballet Loucurart, Talt Ballet, coral Escuta Afetiva e apresentação do Corpo de Bombeiros. 

“Alcançamos resultados significativos ao longo desses quatro anos com um crescimento de 18% no número de atendimentos. Otimizamos a entrega de órteses, próteses e materiais específicos como cadeiras de rodas, com a eliminação total da fila de espera. Esses avanços foram possíveis graças ao trabalho dedicado da equipe e a integração com outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, responsável por projetos como ‘Cuidando de Quem Cuida’ e ‘Vem Viver em Arte’”, destacou o diretor do CER IV, André Lucas Lima. 

Novos serviços

Além disso, o CER IV possui dois novos serviços como o Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), iniciativa pioneira do Governo do Estado, voltado para o atendimento qualificado de pacientes que fazem uso de terapias à base de canabidiol e o Ambulatório de ImunoNeurologia e Genética Médica, responsável pela rede de cuidado integral para aqueles que necessitam de atenção especializada. 

“As parcerias estratégicas estabelecidas com instituições como a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Tiradentes também são importantes, o que resultou em programas de extensão e pesquisa que fortalecem a qualidade da assistência prestada à nossa população”, ressaltou o diretor. 

Pacientes assistidos

A dona de casa Ana Paula França é mãe de Theo, 4 anos, atendido pelo CER IV. Ela relatou que o seu filho tem uma síndrome rara e TEA, precisando do serviço da unidade. “Desde que chegamos, encontramos profissionais competentes e pessoas incríveis, que nos acolheram de uma forma tão especial. O meu filho realiza fisioterapia motora e é perceptível a evolução dele”, contou. 

Quem compartilha do mesmo sentimento é Daniele Henrique, mãe de Manuela, 4 anos. Para ela, o CER IV é fundamental, pois é o único lugar que oferece a reabilitação visual. “O acompanhamento é essencial. Quando ela chegou, tinha apenas dois anos, não falava e apresentava várias limitações, tanto físicas quanto na fala. Depois que começou a reabilitação física, com fisioterapia e outros tratamentos, vimos uma grande evolução. Hoje, ela já consegue realizar sozinha atividades que antes pareciam impossíveis, como se vestir e calçar os sapatos. Para mim, cada conquista dela é motivo de gratidão e esperança”, enfatizou.

Já Diana dos Santos Batista, mãe de Amaliah, de 6 anos, relatou que com o CER IV, a evolução de sua filha, que tem deficiência visual, tem sido perceptível. “Ela tinha dificuldade de se equilibrar e realizar tarefas simples do dia a dia. Hoje, com o acompanhamento feito pela unidade, ela consegue brincar, correr e isso ajuda demais com a interação com outras crianças. Para mim, o cuidado à minha filha é completo e atende às necessidade dela tanto na rotina diária quanto no aprendizado e na vida social”, contou.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 27 de agosto de 2025, 15:00 | Atualizado: 27 de agosto de 2025, 15:00