Hospital do Câncer de Sergipe aposta em tecnologias sustentáveis para oferecer atendimento de excelência
Estrutura contará com sistemas inteligentes de climatização, energia, irrigação e gestão hospitalar, reforçando inovação e sustentabilidade
O Hospital do Câncer de Sergipe, equipamento em fase final de implantação pelo Governo do Estado, reunirá o que há de mais moderno em tecnologia hospitalar para garantir eficiência operacional, conforto aos pacientes e sustentabilidade ambiental. Desde a concepção, o projeto foi pensado para integrar recursos inteligentes, visando qualidade no atendimento, economia de recursos e redução de impactos ambientais.
O projeto do Hospital do Câncer foi concebido e executado seguindo os mais altos padrões técnicos e de segurança, como a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que possibilita integração total das áreas técnicas, precisão no planejamento e otimização na execução das obras. Sua concepção se baseou na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 50), principal resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para projetos hospitalares, garantindo conformidade com todas as exigências estruturais e funcionais.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a adoção das tecnologias reflete a visão de futuro do Governo de Sergipe. “Estamos unindo inovação, sustentabilidade e qualidade assistencial para oferecer um hospital moderno, preparado para atender às demandas oncológicas com eficiência e humanização. O Hospital do Câncer de Sergipe é, portanto, um marco na saúde pública, moderno, seguro e pensado para oferecer qualidade e dignidade aos pacientes e profissionais”, destacou.
Para garantir segurança e eficiência, as instalações elétricas foram realizadas conforme as normas específicas para unidades hospitalares. “O sistema de climatização foi projetado de acordo com a Norma 7256, que além de possuir modernos equipamentos de filtragem que minimizam o risco de infecções, tem todas as recepções climatizadas, algo inédito em um hospital público do Estado. Essa tecnologia proporciona conforto térmico, segurança sanitária e condições ideais. O resultado é um hospital alinhado ao que há de mais moderno no Brasil”, explicou o gerente da obra, Paulo Ricardo Cruz.
Em termos de sustentabilidade, o hospital contará com geração própria de energia, capaz de suprir aproximadamente 50% do consumo projetado, contribuindo para a diminuição do efeito estufa e a economia de recursos públicos. O sistema de água quente funcionará a partir do reaproveitamento do calor gerado pelos chillers de climatização, outra solução sustentável. Já o sistema automatizado de irrigação evita desperdícios de água.
No acabamento e equipamentos, pisos, revestimentos, esquadrias, portas e bate-macas foram selecionados com alto padrão de qualidade. Um dos diferenciais na área assistencial é o moderno sistema de chamada de enfermagem, que permite a comunicação por voz direta com o posto de enfermagem. Assim, o paciente pode acionar a equipe e ser identificado de forma imediata, garantindo mais agilidade e segurança no atendimento.
Estrutura
A nova unidade conta com uma estrutura ampla e com modernização de ponta, com um total de 229 leitos. Destes, um total de 135 leitos é destinado à internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
O Hospital do Câncer de Sergipe terá ainda 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos, e 74 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos e 14 pediátricos. Tudo isso garante um atendimento completo, célere, humanizado e em tempo oportuno para os pacientes oncológicos.




Fotos: Mário Sousa
Publicado: 15 de agosto de 2025, 11:47 | Atualizado: 15 de agosto de 2025, 11:47