Aleitamento coletivo na maternidade Nossa Senhora de Lourdes reforça importância do leite materno
Pela primeira vez, o ‘Mamaço’, evento mundial em que as mães amamentam seus respectivos bebês simultaneamente, foi realizado na unidade
Em alusão ao ‘Agosto Dourado’, campanha do mês de incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) realizou o ‘Mamaço: Bota a criança para mamar’. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 11, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O momento reuniu mães que participaram de um aleitamento coletivo com o intuito de chamar a atenção sobre a importância da amamentação.
A atividade contou com o apoio dos servidores da MNSL, do grupo Palhaços de Propósito, do pediatra e músico João Alberto, e das mães internadas na unidade. A pedagoga Maria Sônia dos Santos Silva, 42, natural de Itaporanga d’Ajuda, teve a sua segunda filha na MNSL, Manuela, por conta de uma diabetes gestacional. Para ela, amamentar é um gesto de amor. “É um prazer muito grande, além de saber da importância do aleitamento. Aqui na maternidade eles nos orientam muito bem, gostei muito de ficar aqui”, disse.
A Referência Técnica de Aleitamento Humano da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, Larissa de Menezes Primo, explicou que o ‘Mamaço’ foi muito importante para trabalhar o aleitamento humano na maternidade, pois é uma das principais fontes de imunidade para os recém-nascidos. “Ele é o melhor alimento, pois tem os nutrientes mais adequados ao bebê. Existem outras formas de alimentar o recém-nascido sem ser pelo leite materno, porém este é o principal, mais completo e importante. Precisamos incentivar e apoiar o aleitamento humano, pois é uma proteção à saúde das crianças desde a primeira hora de vida”, ressaltou.
Segundo a coordenadora do BLH, Bárbara Reis, esta foi a primeira vez que o ‘Mamaço’, evento mundial em que as mães amamentam seus respectivos bebês simultaneamente, foi realizado na MNSL, sendo aprovado pelo público. “Eu só tenho a agradecer a todos que colaboraram com muito amor e carinho”, destacou.
O tema da campanha do ‘Agosto Dourado’ deste ano é ‘Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis’. Para Bárbara, mais uma vez a Rede Nacional de Bancos de Leite fala sobre essa rede de apoio, que é muito importante. “A sociedade e as empresas devem apoiar, porque sem um apoio efetivo a amamentação não consegue acontecer. Precisamos cada vez mais estar envolvendo a sociedade, para que possamos fazer com que as mães amamentem exclusivamente até os seis meses e se possível até os dois anos”, enfatizou a coordenadora.







Fotos: Mário Sousa
Publicado: 11 de agosto de 2025, 15:14 | Atualizado: 11 de agosto de 2025, 15:14