CER IV realiza oficina sobre alimentação saudável para estimular aspectos sensoriais de crianças em reabilitação visual

Encontro estimulou paladar, olfato, visão e tato por meio do contato com diferentes frutas de forma lúdica e educativa

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quarta-feira, 6, uma oficina com a temática ‘Cozinha com Sabores’, voltada às crianças com baixa visão ou cegueira assistidas pela unidade. O encontro teve o intuito de estimular o paladar, olfato, visão e tato por meio do contato com diferentes frutas de forma lúdica e educativa, para o fortalecimento de aspectos sensoriais e comportamentais relacionados à alimentação.

De acordo com a gestora operacional da reabilitação visual do CER IV, Ana Carolina de Jesus, a iniciativa é fruto de uma colaboração com a equipe de nutrição, que visa proporcionar às crianças uma experiência sensorial completa com as frutas. “É fundamental que elas explorem texturas, sabores e aromas, utilizando o tato para identificar as frutas e, ao mesmo tempo, experimentá-las, considerando que algumas crianças podem apresentar seletividade alimentar. A proposta é oferecer um momento de descoberta e familiarização com as frutas”, explicou a gestora.

Na ação, as crianças exploraram as diferentes frutas como cascas lisas, ásperas e macias para sentir as texturas, formatos e superfícies. “A Oficina ‘Cozinha de Sabores’ também envolveu a participação dos profissionais da equipe, como psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional, a fim de proporcionar uma atividade multidisciplinar. Com esta atividade, esperamos melhorar a alimentação das crianças e contribuir com a forma de agir na hora das refeições em casa, possibilitando uma vivência positiva”, destacou o terapeuta ocupacional, Carlos Galberto. 

Alimentação saudável

A atividade se concentrou na apresentação da variedade de alimentos, onde as crianças foram incentivadas a sentir o cheiro para estimulação do olfato, degustar os sabores para aguçar o paladar, além de manusear as frutas para sua familiarização.

“Abordamos com as crianças e seus pais a importância das frutas, caracterizadas por serem alimentos reguladores. São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico. As frutas também contribuem para a hidratação, pois muitas contêm água. Desta forma, incentivamos a ingestão de líquidos, mesmo para crianças que não apreciam água”, pontuou a nutricionista Adriana Luna. 

A dona de casa Rafaele Sousa Santos é mãe da pequena Maria Eloá, assistida pelo CER IV. Para ela, a participação da sua filha foi uma experiência enriquecedora. “Ver Eloá explorar texturas, cheiros e sabores com tanta curiosidade e alegria me deixa emocionada, pois é nesses momentos que percebemos como a ação é fundamental para o desenvolvimento dela”, contou.

Já para Taymara Silva, mãe de Wallace Levy, de 7 anos, a oficina foi um momento de muito aprendizado. “O encontro lúdico contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos sentidos dele, especialmente o tato, olfato e paladar. Atividades como essa são fundamentais para estimular a autonomia, e ampliar o repertório alimentar das crianças de forma acessível e inclusiva”, disse ela.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 6 de agosto de 2025, 15:05 | Atualizado: 6 de agosto de 2025, 15:05