Seminário fortalece qualidade dos dados do e-SUS na Atenção Primária à Saúde

Capacitação descentralizada aproxima gestores e profissionais da realidade dos territórios

Com o objetivo de qualificar os registros no sistema de informação e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), promoveu o II Seminário “e-SUS APS: Desvendando o e-SUS”. A iniciativa é realizada de forma descentralizada, com edições em diferentes regiões do estado, como os municípios de Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Estância. 

Destinado a técnicos responsáveis pelo e-SUS, coordenadores da APS e gestores municipais, o seminário promove discussões técnicas, dinâmicas e a construção coletiva de relatórios de boas práticas, fomentando a troca de experiências e o fortalecimento das ações em saúde nos territórios. O e-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde para informatizar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, buscando aprimorar a gestão da informação e a qualidade do atendimento. Ele faz parte do processo de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a criação de um “SUS eletrônico”.

De acordo com a referência técnica do e-SUS na Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Marília Lima, a descentralização permite atender às especificidades de cada região. “Estamos promovendo a qualificação dos registros para fortalecer a APS. A proposta descentralizada facilita a escuta ativa e a troca de experiências entre os municípios. Essa aproximação traz benefícios diretos, como dados mais fidedignos, que ajudam a traçar o perfil epidemiológico de cada território e orientar políticas públicas mais eficazes”, destacou.

Para a coordenadora da Atenção Primária em Riachão do Dantas, Marylia Gabriela, o contato direto com a equipe técnica proporciona mais resolutividade. “É uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas que, muitas vezes, persistem mesmo com o apoio remoto. O seminário amplia nosso entendimento e ajuda a colocar em prática conteúdos que já conhecíamos, mas com mais clareza e efetividade”, ressaltou.

Responsável técnica pelo monitoramento dos indicadores em Lagarto, Mércia Matos também reconheceu os ganhos da ação. “O formato descentralizado valoriza a realidade local e permite um atendimento mais qualificado. Profissionais capacitados registram melhor suas ações, organizam melhor seus processos e, com isso, oferecem um atendimento mais resolutivo e centrado nas necessidades dos usuários”, avaliou.
 

Fotos: Nucom Funesa

Publicado: 4 de agosto de 2025, 11:39 | Atualizado: 4 de agosto de 2025, 11:40