Orientações sobre saúde bucal são reforçadas na 52ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Aquidabã

Foram abordados temas a importância da higiene oral, a alimentação adequada e os malefícios de hábitos prejudiciais, como o tabagismo, o consumo de álcool e a exposição solar excessiva sem proteção

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de boca, o projeto ‘Sorrir Sergipe’ levou atendimentos odontológicos ao município de Aquidabã nesta sexta-feira, 18, durante a 52ª edição do ‘Sergipe é aqui’. O programa foi iniciado em 2023 e já realizou mais de 3.600 atendimentos, garantindo a ampliação do acesso à saúde bucal no interior do estado por meio de avaliações e orientações à população. 
 
Entre as orientações está boa rotina de escovação, especialmente após as refeições e antes de dormir, a utilização do fio dental, optar pelo uso de creme dental com flúor, assim como ter o cuidado com a higiene oral das crianças, desde o nascimento do primeiro dente.  Além disso, a importância da realização de consultas odontológicas regularmente.
 
De acordo com a referência técnica do ‘Sorrir Sergipe’, Ana Paula Vieira, o projeto tem o objetivo de levar aos municípios a importância do diagnóstico precoce de doenças da cavidade oral. “Em cada edição, a comunidade é convidada a participar de palestras e realizar exames. Em parceria com os municípios, os pacientes são avaliados por dentistas, que oferecem orientação e escuta atenta. A atenção especial é direcionada aos grupos de risco, com o objetivo de identificar precocemente lesões que possam indicar câncer de boca”, explicou a referência. 

Pacientes com suspeita de lesão são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas do Estado, para a realização de biópsia. Em caso positivo, o paciente é direcionado, ainda no Centro, para a Unidade de Alta Complexidade (Unacon), localizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde recebe o tratamento adequado. Se o resultado do exame for negativo, o paciente retorna à Atenção Primária à Saúde (APS) para receber orientações.

Orientações
 
Durante a palestra, são abordados temas como a importância da higiene oral, a alimentação adequada e os malefícios de hábitos prejudiciais, como o tabagismo, o consumo de álcool e a exposição solar excessiva sem proteção. 

Além disso, o ‘Sorrir Sergipe’ também atende crianças, oferecendo orientações sobre a importância de consultas odontológicas, higiene bucal, alimentação saudável e a necessidade de evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos ácidos. São abordados temas como a frequência da escovação e outros cuidados essenciais para a saúde bucal.

“Aqui na ação distribuímos kits de higiene bucal para que os participantes possam renovar seus materiais e adotar práticas mais saudáveis. O programa ‘Sorrir Sergipe’ demonstra o compromisso do governo com a saúde bucal da população”, destacou Ana Paula.

População aprova

A população de Aquidabã aproveitou que a ação itinerante estava na cidade para realizar diversas consultas e exames. Entre eles está o aposentado José Ferreira Sobrinho, de 74 anos. Para ele, a ação itinerante é fundamental para o acesso dos sergipanos do interior a serviços de saúde. 

“Já tinha um tempo que não me consultava com um dentista para saber como estava minha saúde bucal. Então, para mim, essa ação veio na hora certa, o que facilitou o meu acesso a uma avaliação odontológica de forma rápida e de qualidade”, contou. 

Já a dona de casa Valdenice Ferreira concordou que o ‘Sorrir Sergipe’ foi um ótimo serviço para a população. “Muitos negligenciam os cuidados necessários com a boca e por isso que esse serviço é tão importante. Costumo ter atenção com minha saúde bucal e hoje consegui tirar algumas dúvidas que tinha”, disse.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 18 de julho de 2025, 15:06 | Atualizado: 18 de julho de 2025, 15:06