“Acolher e Cuidar”: Funesa capacita segunda 2ª turma de recepcionistas de hospitais e maternidades

Por Kitéria Cordeiro | Fotos: Ítalo Duarte
acolher e cuidar - Funesa (2)A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), promoveu nesta segunda-feira, 21, a capacitação da segunda turma com cerca de 60 recepcionistas que atuam no Hospital José Franco, de Nossa Senhora do Socorro, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e do Serviço de Remoção Hospitalar Assistida (SHIRA). O tema: “Acolher é Cuidar: atualização em comunicação e relações interpessoais”.

 

A ação promovida pelo Núcleo Pedagógico da Coordenação de Educação Permanente da Funesa teve início no último dia 14 e segue até 11 de maio, no período da manhã e tarde. As unidades contempladas são os hospitais, maternidades e Unidades Básica de Saúde dos municípios gerenciados pela FHS.

 

Participaram da abertura dos trabalhos o secretário de Estado da Saúde (SES), José Sobral, o diretor geral da Funesa, Adriel Alcântara, a representante da Diretoria Operacional da FHS, Iza Prado, a gestora em Educação Permanente da FHS, Kariamine Santana, a coordenadora Educação Permanente e Pós-Graduação, Daniele Travassos, e a Analista Educacional da Funesa, Paloma Sant’Anna.

 

Para o secretário José Sobral, é fundamental aprimorar os conhecimentos dos profissionais com o objetivo de fortalecer a assistência e o atendimento ao usuário do SUS. “A recepção é a linha de frente. É a primeira porta de acesso para a saúde. A equipe precisa cada vez mais intensificar as habilidades do acolhimento. A saúde tem que ser tratada com carinho”, reforçou Sobral.

 

Adriel Alcântara destacou a importância de um atendimento humanizado logo no primeiro contato do paciente com a unidade de saúde. “O acolhimento tem de ser feito da forma mais humana possível. O bom tratamento é sinal de um atendimento de qualidade. E é isso que a prioridade do SUS em Sergipe”, frisou.

 

Para a Analista Educacional Paloma Sant’Anna, responsável pela ação, “o objetivo da capacitação é conhecer técnicas de atendimento ao público a partir da articulação entre o serviço e as necessidades do usuário do SUS, além de desenvolver habilidades sociais a partir de boas práticas de comunicação verbal e não verbal e realizar encaminhamentos adequados aos setores e profissionais dos serviços”.

 

A palestra de abertura foi realizada pela gestora da FHS Iza Prado, que destacou os principais temas que serão abordados durante o curso: “Nossos Princípios Doutrinários”, “Regulação dos Pacientes”, “Modelo de Gestão e Atenção ao Usuário”, “Complexo de Regulação”, “Rede Hospitalar da Fundação”, “Humanização e Acolhimento”, “Fluxograma Analisador”, “Problemas com a Comunicação, Controle Social e Ouvidoria nos Hospitais”, “Escuta Ativa e Abordagem ao Usuário”.

 

No segundo momento, as recepcionistas participaram de uma dinâmica de grupo e palestra  pelo facilitador Marcelo Elias, integrante da equipe de Humanização do Hospital de Urgências de Sergipe. De acordo com o psicólogo, “a humanização é a base estrutural da busca pela excelência do bom atendimento ao usuário dos serviços de saúde pública”.

 

Daniele Travassos, coordenadora da Educação Permanente e Pós-Graduação da Funesa, falou sobre a importância de ter um servidor qualificado na recepção de um serviço de saúde, que deve ser tratada de forma diferenciada dos outros serviços.

 

“Este é o primeiro contato do usuário com o atendimento. No caso de uma unidade de urgência, essa necessidade se faz ainda mais evidente, visto que o usuário que chega possui uma necessidade maior de atenção”, frisou.

 

“Entendemos que a qualificação desses servidores deve atribuir, por exemplo, a evolução de algumas das principais linhas temáticas trabalhadas na produção intelectual da Saúde Coletiva. Podemos notar, por exemplo, como, em pouco mais de uma década, a problemática do acesso aos serviços evoluiu no sentido de uma substituição progressiva das análises centradas no tema da extensão de cobertura pelas análises centradas em temas como o do acolhimento nas unidades prestadoras”, pontuou Daniele.

 

Publicado: 21 de março de 2016, 19:16 | Atualizado: 21 de março de 2016, 19:16