Sergipanos aprovam entrega de Núcleo de Atendimento em Terapias Especializadas para condução de pacientes em uso de produtos à base de cannabis

A Lei nº. 9.178, publicada no dia 10 de abril de 2023, institui a Política Estadual de Cannabis spp, para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos, com foco no amparo a pacientes e associações congêneres, incentivo à pesquisa e à capacitação dos profissionais da rede estadual

Com o intuito de oferecer acompanhamento clínico especializado para a condução terapêutica à base da planta Cannabis Sativa na rede estadual de saúde, o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 1º, o Núcleo de Atendimento em Terapias Especializadas (Nate), localizado no Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Neste primeiro protocolo clínico, os pacientes beneficiados com produtos de cannabis serão aqueles com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).

A dona de casa Jacqueline Silva Santos tem uma filha de cinco anos com epilepsia motora focal e esclerose tuberosa. Desde a descoberta da doença, aos dois anos de idade, a criança passou por inúmeras crises convulsivas que foram se intensificando ao longo do tempo.

“Desde o início, procurei me aprofundar sobre o assunto, para poder proporcionar um acompanhamento completo e eficiente para a minha filha. Com o passar do tempo, as crises foram se modificando e ficando cada vez mais graves e frequentes, o que me assustava, pois ela também tem TDAH [Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade] e autismo. Tentamos controlar as crises com outras medicações, mas nada resolvia. Foi quando ela teve um episódio sério de convulsão, e decidimos, junto com o neurocirurgião, entrar com o tratamento com o canabidiol. Ela vem apresentando uma melhora, e as crises já diminuíram. A minha esperança é de dias melhores para a minha filha, e acredito que o Núcleo de Atendimento vem em um bom momento para dar essa assistência e garantir cada vez mais a melhora da minha filha”, relatou a mãe. 

O recepcionista José Matheus Souza tem 30 anos e contou que suas crises convulsivas começaram aos sete anos de idade. Ele passou por diversas trocas de medicamentos que o deixavam totalmente estressado e com o humor abalado, mas com o uso do canabidiol apresentou uma melhora, principalmente com a memória. “Desde criança que venho em uma luta intensa contra a epilepsia, com o uso de vários medicamentos durante toda a minha vida. Acredito que agora, com este serviço do Núcleo, vai ser fundamental não só para mim, mas para todos, garantindo a atenção e cuidado com todos os pacientes que necessitam destes produtos. Isso representa um avanço na saúde de nosso estado”, disse José Matheus. 

Quem compartilha do mesmo sentimento de esperança é a dona de casa Maria Edenilze da Mota, mãe de Maria Fernanda, de dez anos, que enfrenta o quadro de paralisia cerebral. “Com o tempo, ela foi desenvolvendo crises epilépticas e precisou utilizar medicamentos para tentar ajustar as crises. Entramos com o tratamento com o canabidiol e já vejo o resultado na qualidade de sono e nas crises. Fiquei muito feliz com a entrega do Nate, pois sei o quanto a minha filha será beneficiada durante todo o tratamento com esse acolhimento que sabemos o quão necessário é”, comentou Maria. 

Acompanhamento

O Nate tem o objetivo de oferecer orientações técnicas para a condução terapêutica à base de cannabis, proporcionando um atendimento humanizado e cuidado integral às necessidades de saúde dos pacientes. O neurocirurgião infantil do Nate, Tiago de Paiva, destacou a importância do serviço para a assistência aos pacientes. “A Política Estadual de Medicamentos envolve a necessidade de olhar com mais atenção, responsabilidade, segurança e consistência científica. O serviço do Nate não é somente de entrega de medicamentos, mas também de terapia complementar, que é indispensável para a vida dos pacientes, e a nossa função é garantir que o paciente seja beneficiado e assistido”, explicou o neurocirurgião. 

Como ter acesso

Para ter acesso aos produtos de cannabis padronizados na Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, os pacientes devem realizar o cadastro no Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) e no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case); apresentar todos documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e agendar consulta para orientações sobre o uso, porém a condução clínica/assistencial dos mesmos continuará sendo realizada pelo médico encaminhador. 

Vale ressaltar que os documentos necessários para o agendamento no Nate, estão disponíveis no site: https://saude.se.gov.br/uso-medicinal-da-cannabis/. 

Sobre a Lei

A Lei nº. 9.178, publicada no dia 10 de abril de 2023, institui a Política Estadual de Cannabis spp. para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos, com foco no amparo a pacientes e associações congêneres, incentivo à pesquisa e à capacitação dos profissionais da Rede Estadual de Saúde de Sergipe.  

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, esteve presente durante a entrega do Nate e destacou a importância do grupo de trabalho técnico-científico da SES. “É importante ressaltar o trabalho do GT que desenvolveu, estudou e pesquisou várias linhas de cuidado do primeiro protocolo clínico que é a epilepsia refratária fármaco-resistente com base em evidências científicas. A Lei que institui a Política Estadual da Cannabis ainda fomenta a pesquisa e a capacitação para que possamos cada vez mais avançar e levar uma saúde qualificada para a população sergipana”, destacou o secretário.

Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco

Publicado: 1 de dezembro de 2023, 20:29 | Atualizado: 14 de dezembro de 2023, 09:54