Secretário apresenta números da Saúde estadual na Alese

Valberto de Oliveira mostrou receita, investimentos, indicadores, obras em execução e demais ações desenvolvidas no primeiro quadrimestre de 2019

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, foi à Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta quarta-feira, 2, apresentar aos deputados da Comissão de Saúde a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), relativa ao primeiro quadrimestre de 2019. O secretário mostrou receita, investimentos, produção ambulatorial, internações, consultas e exames realizados, indicadores, obras em execução, despesas por unidade da rede hospitalar e demais ações desenvolvidas no período.

“Vim cumprir a nossa obrigação constitucional, desta vez para apresentar o desempenho da secretaria no primeiro quadrimestre de 2019, mostrando o que foi feito e o que foi gasto, destacando os resultados animadores que conquistamos no período. Além disso, estarei à disposição dos deputados para tirar quaisquer  dúvidas”, disse Valberto de Oliveira.

O secretário de Estado da Saúde apresentou os números do Centro de Atenção Integral à Saúde (Case), que no período fez a entrega de 1.105 peças e materiais especiais como órteses, próteses, cadeiras de roda, cadeiras para banho, andadores, coletes e muletas. Valberto seguiu com o balanço e evidenciou o desempenho do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) neste primeiro quadrimestre: 9.389 procedimentos como ultrassonografia, mamografia, consulta de pré-natal e eletrocardiograma.

Em relação à rede hospitalar, o secretário destacou os mais de três milhões de serviços ambulatoriais prestados e as 20.975 internações. Ele ainda falou sobre as obras que seguem em execução ou que se encontram em fase de finalização, como a Maternidade Hildete Falcão Batista, o Centro de Reabilitação IV (CER IV), reforma e ampliação do Hospital de Nossa Senhora da Glória, reforma para implantação do setor de Hemodinâmica do HUSE e outras.

Repercussão

A explanação do secretário Valberto de Oliveira obteve boa repercussão junto aos parlamentares da comissão. Suas explicações para cada dúvida levantada foram bem recebidas, a exemplo do que falou a deputada Gorete Reis em relação a alguns indicadores de saúde pactuados com os municípios, particularmente aqueles da área de vigilância em saúde, como dengue e cobertura vacinal.

A deputada entende que cumprir as metas pactuadas é uma responsabilidade dos municípios, através do bom funcionamento da Atenção Primária, mas sugeriu a Valberto de Oliveira que  empreenda uma cobrança mais rigorosa aos municípios do cumprimento das metas. “É preciso chamar os secretários de Saúde e os representantes dos municípios, para fazer com que cada um assuma seu papel, as suas responsabilidades. Dificuldades financeiras todos têm, mas é necessário aprender a planejar, a priorizar e ver que ações podem ser incrementadas para dar maior eficiência e resultados à população”, considerou a parlamentar.

O deputado Zezinho Guimarães destacou a importância da ida do secretário à casa legislativa. “É vital que nós tenhamos periodicamente a presença do secretário, apresentando os números da saúde, até porque essa casa faz uma avaliação que vai além da observação numérica. A gente avalia questões atuais, movimentações que ocorreram, necessidades da sociedade e a Assembleia é a ressonância da sociedade. Por isso, é bom que a gente possa acompanhar e ampliar as discussões na área da saúde. Isso mostra mais uma vez a transparência do secretário Valberto de Oliveira”, declarou o deputado.

Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 2 de outubro de 2019, 21:03 | Atualizado: 2 de outubro de 2019, 21:03