Secretaria de Estado da Saúde discute prevenção de doenças crônicas nos municípios sergipanos

O encontro abordou a temática ‘Exercite-se para viver mais e melhor’ a fim de fortalecer as atividades físicas e combater o sedentarismo

Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no último dia 6 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) realizou nesta quinta-feira, 11, o 1º Colegiado Estadual do Programa Academia da Saúde. O evento contou com a participação de coordenadores, técnicos e profissionais de Educação Física do programa nos municípios sergipanos, onde foram apresentadas experiências exitosas de ações envolvendo a Academia da Saúde em cada cidade.

De acordo com a referência técnica do Programa Academia da Saúde da SES, Ivete Góis, o evento, que teve como temática ‘Exercite-se para viver mais e melhor’, visou fortalecer a prevenção de doenças crônicas da Atenção Primária nos municípios sergipanos. “A nossa intenção é combater o sedentarismo, a fim de reduzir o índice de doenças crônicas não transmissíveis, promovendo mais qualidade de vida para a população. Em 2022, foi criado o Incentivo à Atividade Física (IAF), e mesmo que o município não tenha um pólo construído da Academia da Saúde, ele pode realizar atividades físicas ao ar livre para que seja cada vez mais fortalecido essa ação de prevenção e promoção à saúde”, destacou Ivete.

Temáticas abordadas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva as pessoas a serem mais ativas para a adoção de práticas mais saudáveis e redução do comportamento sedentário, visando à prevenção e promoção à saúde e de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

De acordo com o professor do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Danilo Rodrigues, o evento foi importante para compartilhar práticas exitosas e boas práticas realizadas nos municípios para que se consiga melhorar a estratégia de promoção da atividade física. “Esse momento é fundamental, pois sabemos do desafio de trabalhar com a atividade física, de sensibilizar as pessoas para que sejam mais ativas, sendo que o estado todo pode ganhar compartilhando e testando as estratégias a partir desse debate”, pontuou.

Os profissionais debateram acerca das temáticas de redução do sedentarismo, práticas de atividades físicas realizadas em cada município e compartilharam diversas ações efetuadas pelo Programa Academia da Saúde de sua cidade. Um dos participantes do colegiado foi o educador físico Eric Gabriel Antério, do município de Itabi, que contou que o evento contribuiu para a ampliação do conhecimento. 

“Consegui melhores orientações de como deve funcionar o programa, os objetivos para que eu possa replicar para meus alunos em uma aula mais elaborada e efetiva. O pessoal de Itabi necessita dessa atualização, pois muitos não possuem condições de arcar com atividades físicas de forma privada, e esse programa tem facilitado o acesso a essas práticas”, contou. 

A coordenadora da Academia da Saúde de Salgado, Rosania Leite, reforçou que esses encontros são produtivos. “Aprendemos bastante para que possamos ampliar nossos entendimentos e colocar em prática durante as atividades físicas. É algo de extrema importância para proporcionar um cuidado com a saúde mais eficiente”, disse.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 11 de abril de 2024, 16:00 | Atualizado: 11 de abril de 2024, 16:00