Secretaria da Saúde realiza mobilização para o mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A campanha do Julho Verde desenvolverá ações de conscientização durante todo o mês

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), participa da campanha Julho Verde, iniciativa nacional idealizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cabeça e Pescoço (SBCCP). Durante todo o mês, a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe (Unicapse), que atua no Huse, desenvolverá ações voltadas para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é de quase 40 mil casos de câncer de cabeça e pescoço no país em 2024. Entre os principais tipos de tumores estão os de cavidade oral, tireoide e laringe.

O médico e responsável técnico de cirurgia cabeça e pescoço do Huse, Pedro Bittencourt, destaca a importância da prevenção e detecção precoce da doença. “A gente sabe que os cuidados com a saúde são necessários e para os tipos de tumores que envolvem a especialidade de cabeça e pescoço não é diferente. Então, é muito importante evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, parar de fumar, manter uma higiene bucal em dia, optar por uma alimentação saudável, entre outros cuidados”, enfatizou.

Sinais e sintomas
Entre os principais sinais e sintomas da doença que podem indicar o câncer de cabeça e pescoço estão as manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na região da boca, inchaço ou ferida que não cicatriza em 15 dias, nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula, entre outros.

“É preciso ficar atento a qualquer sinal de alerta e ser encaminhado a um serviço especializado. O importante é que ele chegue e seja diagnosticado o mais rápido possível para que possa aumentar as chances de cura”, enfatizou a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.

Ações Julho Verde
A programação da campanha Julho Verde contará com diversas ações, entre elas, no próximo dia 13, a partir das 7h30, no Parque da Sementeira, com aula funcional e orientações de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O evento é aberto ao público.

Já no dia 25, às 8 horas, no auditório do Huse, haverá uma palestra com profissionais de saúde, apresentação de dados da atuação da especialidade na unidade hospitalar e apresentação do Coral de laringectomizados.

Assistência Oncológica do Huse
Desde o mês de abril, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Huse, referência em todo o estado para o tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos pelo câncer, ampliou o serviço especializado voltado para pacientes oncológicos na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Após a contratualização, 13 profissionais compõem a equipe médica.

Com o fortalecimento da linha de cuidado, já houve uma redução no tempo de espera para a primeira consulta dos pacientes com suspeita ou diagnóstico do câncer, além da diminuição na fila de pacientes que aguardavam por uma intervenção cirúrgica.  Além das consultas ambulatoriais e cirurgias, o Centro de Oncologia também disponibilizará um novo serviço de diagnóstico para o câncer na especialidade de Cirurgia Cabeça e Pescoço.

Foto: Flávia Pacheco

Publicado: 2 de julho de 2024, 15:52 | Atualizado: 2 de julho de 2024, 15:52