Secretaria da Saúde evidencia importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço à população

Em ação alusiva ao Julho Verde, a população realizou ultrassom de rastreio cervical pela Carreta do Homem, bioimpedância e aula funcional no Parque da Sementeira

Seguindo as ações voltadas para a Campanha Julho Verde, que tem como foco a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe (UnicapSE), que atua no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou neste sábado, 13, no Parque da Sementeira, diversas atividades de promoção à saúde para toda a população.

Na ocasião, a Carreta do Homem esteve presente com a realização da triagem e ultrassonografia cervical, além de orientações sobre prevenção e fatores de risco, assim como oferta de bioimpedância, distribuição de brindes e uma aula funcional para incentivar a prática da atividade física.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou, durante o evento, a importância da campanha Julho Verde. “Mais uma ação que podemos reforçar a prevenção com relação às patologias de cabeça e pescoço, voltada principalmente ao câncer. Sabemos que é uma doença que tem uma evolução muito rápida e todo cuidado é fundamental nesse momento. Contamos com uma equipe completa e fortalecida para tratar da saúde sergipana e evidenciando mais uma vez o compromisso do Governo do Estado com a saúde”, destacou o secretário. 

A ação se mostra extremamente importante visto os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estimam 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil até 2025, evidenciando a necessidade da prevenção. Entre algumas medidas que devem ser adotadas está o hábito da alimentação saudável, prática de atividades físicas regularmente, higiene bucal em dia, usar protetor solar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico e  responsável técnico da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Huse, Pedro Bittencourt, a ação teve como intuito mostrar para os pacientes a importância do diagnóstico precoce. “A equipe como um todo explicou os sinais e sintomas que podem ser detectados e quando encontrados, deve ser resolvido o quanto antes. Tivemos a ultrassom cervical de rastreio para a identificação de nódulos suspeitos e a partir desse momento, o paciente é encaminhado para o Huse para um ultrassom mais específico, onde lá será analisado todas as condutas, como se o caso será cirúrgico ou não”, explicou o médico.

Participação da população

O evento como um todo foi um sucesso e garantiu a participação da população em todas as atividades presentes, como é o caso da dona de casa Erleide Maria, de 60 anos, que contou que sente algumas dores na cabeça e por isso decidiu comparecer à ação. 

“Sinto algumas dores na cabeça e no pescoço e assim que soube desta ação, decidi vir o mais rápido possível para verificar se o meu caso é mais sério. Saúde nunca é demais e essa foi uma oportunidade de saber se estou com ela em dia e se caso não, tratar o mais rápido possível”, relatou.

Quem também marcou presença foi o aposentado Ramilton Simões, de 65 anos. “É essencial a ação contra o câncer de cabeça e pescoço. Inclusive, tenho uma irmã que já fez duas cirurgias na cabeça e sei da importância do diagnóstico precoce, por isso decidi vir também”, contou.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 13 de julho de 2024, 12:51 | Atualizado: 13 de julho de 2024, 12:51