Saúde realiza capacitação em prevenção combinada para os Centros de Testagem e Aconselhamento

O encontro discutiu novas abordagens no aconselhamento, encaminhamento e chegada ao serviço de referência, entre outras temáticas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Doenças Transmissíveis (GDOT) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realizou uma capacitação em prevenção combinada para os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), que realizam aconselhamento e orientações voltadas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de oferecerem testes rápidos para essas condições. O encontro contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde que atuam nas unidades municipais. 

O evento teve como objetivo aproximar e fortalecer os CTAs, além de discutir temáticas como as novas abordagens no aconselhamento, os encaminhamentos e chegada no serviço de referência, os tipos e perfis dos Centros, assim como o cuidado no manejo dos testes rápidos, autoteste do HIV, entre outros assuntos.

O médico e referência técnica do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, Almir Santana, destacou a importância da capacitação. “Os CTAs possuem um papel relevante no diagnóstico precoce, principalmente do HIV. Com isso, os Centros acabaram trocando experiências e mostrando o que realizam dentro de cada serviço. O que esperamos é que, a partir desta ação, novas iniciativas sejam implementadas, porque é um serviço bastante importante para a população”, salientou.

CTAs em Sergipe

Atualmente, Sergipe possui sete CTAs, que estão localizados nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Estância e Lagarto. “É um serviço porta-aberta e toda a população pode procurar os Centros para a orientação da profilaxia pós-exposição (PEP) e o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), realização de testes rápidos da hepatite, HIV e sífilis, aquisição de preservativos e do autoteste, uma inovação onde as pessoas podem fazer o teste em casa”, explica o enfermeiro e responsável técnico por PEP/PrEP/CTAs e Preservativos da DVS, Wesley dos Reis Costa.

O enfermeiro acrescenta ainda o papel das ações educativas dos CTAs. “A gente aborda a questão dos testes, mas também é imprescindível falar sobre a prevenção. Os Centros também são responsáveis por palestras e conscientização à população. É uma forma de prevenir e também de diagnosticar a doença mais cedo, proporcionando um tratamento rápido e adequado”, enfatizou Wesley.

O encontro, que contou com a organização da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), aconteceu no Auditório Cláudio José Brito do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV).

Fotos: Ascom SES

Publicado: 31 de julho de 2023, 18:43 | Atualizado: 31 de julho de 2023, 18:43