Saúde implanta procedimento endoscópico das vias biliares e pâncreas no maior hospital público do estado

O exame realizado no Huse permite tratar as doenças das vias biliares de forma menos invasiva

O Hospital de Urgência de Sergipe  Governador  João Alves Filho (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), passa a realizar as primeiras Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). O exame se refere a um tipo de procedimento,  minimamente invasivo, realizado para tratamento de doenças benignas e malignas das vias biliares, possibilitando a drenagem da via biliar com a extração de cálculos (pedras), passagem de Stents, em casos de obstrução por tumores, além de  auxiliar na confirmação dos diagnósticos.

 Os primeiros usuários que realizaram a CPRE foram pacientes com câncer de pâncreas e com  obstrução das vias  (tumores). O médico e coordenador do setor de endoscopia do Huse,  Dr. Bruno Correa,  destacou que a introdução do procedimento na unidade permite a otimização do fluxo dos pacientes do pronto-socorro  e oncologia, tendo em vista que o paciente não precisará  realizar o exame em outra unidade.

 “Antigamente os pacientes ficavam internados vários dias. Era necessário colocar uma pessoa que já está debilitada, em decorrência de um câncer,  numa mesa cirúrgica e fazer uma drenagem que acabava sendo um procedimento mais invasivo, com alta morbidade e vários dias de internação hospitalar.  Hoje, com a implantação do procedimento, conseguimos  fazer isso pela via minimamente invasiva, sem cortes no paciente, ou seja, pela via endoscópica. Com isso, o paciente acaba tendo uma recuperação muito mais rápida e uma desospitalização em torno de 24 a 48h”, explicou o médico.

 Sobre o procedimento 

Para fazer o exame, a equipe responsável introduz um tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, objetivando observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino. O procedimento  dura  em média, entre 30 a 90 minutos,  além de ser feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto ao paciente.” A realização do exame significa  um grande avanço para a saúde, possibilitando uma qualidade no tratamento de pacientes”, reitera o médico.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 1 de agosto de 2023, 12:31 | Atualizado: 1 de agosto de 2023, 12:31