Samu 192 Sergipe realizou mais de 600 atendimentos nos 30 dias de Arraiá do Povo

Mais de 20 profissionais estiveram de prontidão para garantir assistência à saúde durante os festejos juninos

Durante o mês de junho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) contabilizou 612 atendimentos realizados pelas equipes assistenciais no Arraiá do Povo. Na festa, foi instalado um Posto Médico Avançado com mais de 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários que estiveram de prontidão todas as noites para garantir assistência à saúde durante os festejos juninos.

Do total de atendimentos, 524 casos foram caracterizados como clínicos e 88 relacionados a traumas. O Samu, por sua vez, ainda realizou 20 remoções por meio das Unidades de Suporte Básico e Avançado, alcançando com esses resultados, quase 100% de resolutividade dos casos recebidos no posto.

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, a estrutura do posto foi fundamental para atender os turistas e sergipanos com maior celeridade e suporte necessários. “O perfil mais predominante de atendidos foi de adultos jovens, entre 19 a 40 anos de idade, sendo 60% do gênero feminino. Vale ressaltar que a Central de Regulação de Urgência (CRU) atuou de forma direta com suporte no local e que não houve desassistência nos atendimentos à sociedade sergipana”, reforçou o superintendente. 

Entre as principais ocorrências está o uso excessivo de bebidas alcoólicas. De acordo com a médica do Samu 192 Sergipe, Darcy Andrade, os pacientes que chegavam passavam pela observação no posto. “Alguns casos chegaram com pequenos cortes, mas conseguimos manejar no posto mesmo. Os pacientes ao chegarem, passavam por uma triagem com a coleta dos dados vitais, pressão, glicemia e saturação para poder fazer a medicação, hidratação e se necessário, a reposição da glicose. Assim, o paciente ficava em observação até a sua melhora, caso não houvesse, era transferido para uma unidade de saúde com maior suporte”, explicou a médica. 

Demais festejos

Além do Arraiá do Povo, o Samu 192 Sergipe levou o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência a outros festejos juninos em Sergipe. Ao todo, foram 114 atendimentos voltados para as festas dos municípios, Forró Caju, Concursos de Quadrilhas no Centro de Criatividade e no Gonzagão e o Arraiá do 18 do Forte.

O Samu 192 Sergipe continuará dando suporte e assistência pré-hospitalar aos turistas e forrozeiros durante o mês de julho na Vila do Forró. 

Outros serviços

O programa IST/Aids também esteve presente na festa com o estande da prevenção com orientações aos forrozeiros e distribuição de preservativos. Houve ainda a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, na unidade móvel ‘Fique Sabendo’. Durante o mês de junho foram distribuídos 60 mil preservativos e realizadas 932 testagens na Vila do Forró, com a detecção de reagentes para HIV, sífilis e hepatite B, onde foram direcionados para a unidade de saúde. 

“Nós vamos continuar de terça a domingo na Vila do Forró disponibilizando preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e folhetos informativos para a orientação acerca da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis”, contou o gerente do programa IST/Aids, Almir Santana.

Fiscalização de alimentos

Quem também permanece com o trabalho de prevenção é a Vigilância Sanitária com a fiscalização de alimentos aos comerciantes dos estabelecimentos na Vila do Forró. Durante os 30 dias de forró foram fiscalizados 12 restaurantes, 10 food trucks, 80 ambulantes e 20 barracas de drinks no Arraiá do Povo, enquanto que na Vila do Forró foram fiscalizados 11 bares/restaurantes, 14 food trucks e 20 ambulantes.

“Orientamos os comerciantes sobre a necessidade da higienização correta das mãos e o manuseio adequado dos alimentos, reforçando o compromisso de garantir o seguimento das normas sanitárias e a segurança alimentar da população”, pontuou o gerente de alimentos, Diego Rossini.

Fotos: Mário Sousa | Flávia Pacheco | Valter Sobrinho

Publicado: 1 de julho de 2024, 14:27 | Atualizado: 1 de julho de 2024, 14:28