Samu 192 Sergipe presta assistência durante o Verão Sergipe, em Pacatuba

Os profissionais da saúde dão algumas dicas de cuidados e orientações para cuidar da saúde nos dias de festa e ao longo do verão

Para garantir ao público segurança e bem-estar, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), está presente durante o Verão Sergipe, que ocorre em Ponta dos Mangues, na cidade de Pacatuba, entre os dias 19, 20 e 21 de janeiro. Neste sábado, 20, na arena de esportes da prainha Ponta dos Mangues, os atletas participaram da programação esportiva, que inclui modalidades como o beach soccer, vôlei de praia, mesabol, frescobol e stand up. No local foi instalado o posto médico do Samu 192 Sergipe para prestar atendimentos, caso necessário. 

Composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização, o posto médico ficou  guarnecido por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, apoiadores da gestão e condutores. Além disso, a Unidade de Suporte Avançado (USA) e a viatura tipo A, articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram no evento para atender possíveis ocorrências. 

Segundo o médico do Samu 192 Sergipe, Gerlan Rodrigues, a importância de ficar perto do local dos jogos é para realizar um atendimento mais célere à população. Além disso, ele explica sobre as principais causas de procura do serviço. “A maioria das pessoas que atendemos tem os mesmos sintomas, como queda da pressão arterial, desidratação, intoxicação alimentar, exagero com bebidas alcoólicas, entre outros. Por isso é importante que a população consuma água mineral o tempo todo, a fim de evitar esse mal-estar. Sempre consumir um alimento de qualidade e, claro, ter cuidado com o excesso de álcool ”, orientou o médico.  

Para as pessoas que participam dos torneios, é sempre interessante estar apto para praticar a atividade física, ou seja, ter uma preparação antes. Ao iniciar, fazer um alongamento corretamente já faz toda a diferença  tanto para o bom desempenho no jogo, quanto para evitar alguma lesão. O jogador amador, Ronaldo Loezer, de 39 anos, que pratica vôlei há seis anos, disse que possui uma rotina de cuidado antes de começar a jogar. “Desde o dia anterior a gente come refeições leves, como verduras, legumes e o máximo de hidratação entre água, suco e outras frutas, que também possuem um maior percentual de água. Além disso, fazemos um alongamento para destravar todos os músculos, como pernas, braços e costas, para assim entrar mais disposto na quadra”, relatou o atleta amador.  

O turista Carlos Apolônio elogiou a equipe do Samu 192 presente no Verão Sergipe, pois assim deixa a população mais despreocupada. “Mesmo com serviços de atendimento à nossa disposição, nesse calor, temos que nos cuidar para não passar mal.  Eu não largo a minha água mineral geladinha de jeito nenhum, nem o meu protetor solar e meu chapéu. Estou aqui para curtir e me divertir, não quero perder nenhum momento, por isso cuido do meu corpo e da minha saúde”, comentou. 

Outros serviços 

A  Vigilância Sanitária Estadual também esteve presente neste sábado realizando trabalho preventivo com as vistorias de alimentos comercializados durante o evento. É importante prestar atenção na conservação dos alimentos. Cuidados com vendedores ou barracas ambulantes. A orientação do órgão é que o consumidor observe a higiene, a conservação e a organização da barraca e dos utensílios. Só utilizem pratos, talheres e copos descartáveis. Evitem alimentos que levem cremes ou maionese na receita, tomem cuidado com tempero das saladas e só consumam molhos servidos em sachês individuais. Além disso, de acordo com a Vigilância, é importante tomar cuidado com a procedência da água.

Camisildo 

Ações educativas do programa ISTs/Aids com o ‘Camisildo’ também marcaram presença durante o Verão Sergipe. “Tivemos duas ações no evento: a primeira foi a participação do ‘Camisildo’ e equipe da SES, em parceria com os profissionais de saúde do município de Pacatuba, no desfile do Bloco Galinha da Madrugada, onde disponibilizamos preservativos, porta-preservativos e ventarolas para o público, durante a passagem pelas ruas da cidade. Já na noite dessa sexta, durante o show, nossa equipe também fez a divulgação da campanha, disponibilizando os materiais informativos”, explicou o médico e referência técnica do Programa ISTs/Aids, Almir Santana.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 20 de janeiro de 2024, 15:50 | Atualizado: 20 de janeiro de 2024, 15:50