Profissionais da saúde participam de treinamento para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho

Evento ocorreu de forma integrada entre as unidades da rede hospitalar, promovendo o debate mais aprofundado das situações geradoras de acidentes

                                                                                                                                                                          Com o objetivo de treinar representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), o Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), realizou nos dias 23 e 24 de janeiro, o primeiro curso integrado de formação dos membros da Cipa. 

Durante o evento, foram abordados diversos temas para membros da comissão lotados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro e a Unidade Pronto Atendimento de Boquim. Entre as temáticas, estão a saúde e segurança do trabalhador como o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo. 

De acordo com a referência técnica de Engenharia de Segurança do Trabalho da FHS, Carlison Sousa, o curso busca um ambiente mais saudável para os trabalhadores. “Promovemos um debate entre os membros da Cipa para discutir as situações geradoras de acidentes com temas que são obrigatórios dentro da legislação trabalhista NR5. A lei demanda a segurança do trabalho em relação ao ambiente, as técnicas de processo, as medidas de segurança que existem, reabilitação do trabalhador, a questão do assédio e como funciona a Cipa”, explicou Carlison. 

Além disso, os profissionais debateram as noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho, entre outros temas.

Para a técnica de enfermagem da MNSL, Flávia Hionara Fontes, o curso integrado veio como mais uma forma de adquirir conhecimento sobre os direitos do trabalhador perante os acidentes no trabalho. “Gostei bastante do treinamento, pois nos permitiu acumular ainda mais informações de como agir diante de algum incidente de trabalho e ações para se evitar doenças e acidentes”, disse. 

Já Romário Santiago, que trabalha no Recursos Humanos do Hospital Regional de Socorro, esteve presente nos dois dias e destacou a importância do curso integrado no que diz respeito à segurança de todos os profissionais. “Nosso foco é a prevenção e foi fundamental nos reunirmos para debatermos ideias e adquirir um aprimoramento melhor com relação ao assédio moral para transformar um ambiente de trabalho respeitoso e seguro para os trabalhadores”, contou.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 24 de janeiro de 2024, 18:00 | Atualizado: 24 de janeiro de 2024, 18:00