População de Cedro de São João realiza exames sorológicos de dengue durante a 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Exames sorológicos de caráter endêmico são disponibilizados pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen)

Um dos serviços que a Saúde levou para a 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’ foi a realização de exames sorológicos de dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira, 4, os  moradores de Cedro de São João utilizaram serviços do Laboratório Central de Sergipe (Lacen), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na ação itinerante do Governo do Estado, que visa aproximar e facilitar o acesso dos serviços da gestão nos municípios sergipanos.

Considerado referência em testes de média e alta complexidade, o Lacen realizou durante o ‘Sergipe é aqui’ a coleta de sangue para exames de caráter endêmico como esquistossomose, doença de Chagas, dengue, zika, chikungunya, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis como é o caso do HIV, sífilis e hepatites A, B, C e D. 

Atendimentos 

A professora Crislaine Almeida, de 33 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram a ação itinerante para fazer seus exames. Ela contou que tem o costume de cuidar sempre da saúde, e que diante dos casos envolvendo as arboviroses decidiu fazer sua coleta de sangue. “Achei um serviço muito bom e de grande importância para todos do município, pois existe facilidade para ter acesso a uma assistência qualificada da saúde”, comentou. 

A professora ainda relatou que, apesar de ter realizado os exames sorológicos de dengue, zika e chikungunya, ela continua tomando todas as precauções necessárias para o controle do Aedes aegypti. “Tenho o cuidado de sempre com a coleta do lixo, separando os resíduos. Procuro sempre organizar o meu quintal para não acumular água”, contou a Crislaine.

Já o artista plástico Edilvio Freire, de 49, confessou que não tem o costume de cuidar de sua saúde, mas que com o Sergipe é aqui, viu a facilidade  do acesso que a ação itinerante promove. “Acho fundamental os serviços aqui, pois possibilita que a população se cuide de forma fácil e descomplicada. Então, acho que veio em uma boa hora essa oportunidade”, disse.

Controle do Aedes aegypti 

É fundamental que a população continue reforçando as medidas de controle ao mosquito transmissor do Aedes aegypti a fim de eliminar. Entre as ações preventivas estão retirar o lixo acumulado dos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro do mosquito e limpar as calhas do telhado. 

Sintomas

Os sintomas que envolvem a dengue, zika e chikungunya podem ser semelhantes entre si. Os infectados pelo mosquito geralmente apresentam febre, dor de cabeça e no corpo. Mas, caso apresente outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.

É importante se atentar para o risco da automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 4 de abril de 2024, 18:01 | Atualizado: 4 de abril de 2024, 18:01