Mais de 55 mil atendimentos foram realizados pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em 2023

Entre os serviços mais procurados estão mamografias, consultas médicas e ultrassonografias

Com um serviço totalmente voltado à população feminina de Sergipe, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 55 mil atendimentos entre consultas e procedimentos em 2023, o que representa um aumento de 29,6% em comparação ao ano de 2022, quando foram registrados mais de 43 mil atendimentos.

Entre os serviços mais procurados pelas mulheres estão mamografias, consultas médicas na atenção especializada, ultrassonografias, consultas em mastologia e ginecologia, consultas de Pré-Natal de Alto Risco (Pnar) e Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI).

A dona de casa Gilvanete Arnaldo dos Santos, de 28 anos, é uma das mulheres assistidas pelo Caism. Ela está em uma gestação de alto risco e destacou o atendimento humanizado e cuidadoso que recebe dos profissionais. “Durante toda a minha gestação, fui muito bem tratada por todos os profissionais, que têm fornecido uma atenção especializada, fundamental nesse processo que é doloroso para todas as mães que vivenciam uma gestação de alto risco. Só tenho a agradecer pelo acompanhamento e pelo serviço de excelência”, disse Gilvanete.

Assim como ela, a psicóloga Milena Orico, 45, aprova o serviço oferecido pelo Caism. Ela contou que realizou sua mamografia no centro após indicação de um amigo, e ressaltou que o autocuidado é a porta principal para detectar qualquer irregularidade com a saúde. “Estamos tão acostumados a olhar para fora o tempo todo que esquecemos do que realmente importa, que é a nossa saúde. Gostei muito do atendimento e atenção recebida por aqui, principalmente na realização de um exame tão delicado para a mulher”, pontuou.

Acesso

O Caism oferta diversos serviços como mamografia, magnificação mamária,  compressão seletiva, ultrassonografia mamária, punção de mama, biópsia de mama e de colo de útero, estereotaxia, colposcopia, cirurgia de alta frequência, além de consultas médicas especializadas para pesquisa e tratamento de lesões precursoras e cânceres de mama e colo uterino.

Esses serviços são disponibilizados por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. Para o acesso, o usuário deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja procedida a solicitação do agendamento de consultas e procedimentos.

Campanhas de prevenção

A unidade também trabalha na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero. Em 2023, para apoiar a causa do Outubro Rosa, o Caism ampliou a oferta de exames de mamografia, a fim de reforçar cada vez mais a importância do autoexame e do diagnóstico precoce entre as mulheres.

De acordo com a gerente assistencial do Caism, Zaira Freitas, a equipe foi ampliada para atender à demanda da população em 2023. “O Centro de Atenção à Saúde da Mulher busca sempre a melhoria da assistência e a prestação do cuidado, e por isso foi possível ampliar a oferta de serviços em 30% para promover atendimento ao maior número de mulheres possível, garantindo um diagnóstico precoce do câncer de mama, câncer de colo de útero e a redução da mortalidade materna com o acompanhamento de consultas de pré-natal de alto risco”, destacou Zaira.

O Caism é referência estadual de Atenção à Saúde da mulher e, durante  todo o ano, são realizadas diversas ações voltadas para a detecção precoce das doenças, como palestras que abordam a importância do autoexame da mama e a ampliação das mamografias.

Para a recepcionista Maria Helena, 60, o serviço realizado pelo Caism é extremamente importante para a população que mais precisa. “Aqui no Caism, todos esses exames voltados para a saúde da mulher estão disponíveis gratuitamente. Vim fazer a minha mamografia e só agradeço pelo acompanhamento e atendimento de todos os profissionais”, relatou Maria Helena.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 23 de janeiro de 2024, 14:05 | Atualizado: 23 de janeiro de 2024, 14:05