Grupo estanciano‘Colo de Mãe’ mobiliza comunidade para doação de sangue no Hemose

Andrey Allysson Tavares Filipe é doador de sangue e está inscrito no banco de dados do Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome) para ajudar a salvar vidas. A partir de suas experiências, ele decidiu formar o grupo ‘Colo de Mãe’ para incentivar o ato regular de doar sangue junto a sua comunidade, no município de Estância.
No Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o grupo realizou a sua segunda ação em defesa da vida. “Eu participo de várias campanhas da igreja católica e pensei: vou criar um grupo para estimular a doação de sangue e ajudar o próximo. Também é algo que podemos fazer de coração e podemos estar ajudando o próximo”, contou.
Luana Nascimento de França e Gerivaldo Souza Leite Filho comentaram a satisfação em serem doadores de sangue. “Acho que independente de ser para um familiar, um amigo ou um estranho, devemos doar sangue sempre”, salientou Luana. “Esse incentivo de Andrey é muito importante, assim as pessoas deixam um pouco sua rotina e vem ajudar, compartilhar amor e esperança”, complementou Filho.
A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, ressaltou o compromisso dos grupos. “Essa disposição dos líderes é essencial para divulgação do serviço de doação. Todos estão de parabéns”, disse ao informar que com os estoques de sangues fator Rh positivo em alta a equipe de Captação trabalha em contato direto com o doador de sangue Rh negativo.
“O estoque de concentrado de hemácias Rh positivo  está em um bom nível, estamos buscando doadores fator Rh negativo e fazendo a reposição dos estoque de plaquetas. Para isso estamos já estamos em contato com os voluntários para realizar o procedimento de doação de plaquetas por Aférese”, explicou a assistente social.
Critérios
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 2 de outubro de 2019, 20:52 | Atualizado: 2 de outubro de 2019, 20:52