Governador Fábio Mitidieri visita Hospital de Cirurgia e acompanha plano de ações na Ortopedia

Dados e informações sobre os fluxos na unidade foram apresentados, com foco no trabalho de acolhimento aos pacientes transferidos

O governador Fábio Mitidieri visitou nesta sexta-feira, 26, as instalações do Hospital de Cirurgia. O objetivo da iniciativa foi conhecer o plano de ações desenvolvido para acolher os 21 pacientes oriundos do setor de Ortopedia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que chegaram à unidade filantrópica a partir do dia 20.

Em reunião com a diretoria do hospital, foram apresentados dados e indicadores de trabalho, assim como informações relacionadas aos pacientes ortopédicos. Entre os 21 que deram entrada, 16 já foram operados e dez já tiveram alta. Seis continuam na unidade aguardando liberação médica. Quanto aos cinco demais, três devem realizar a cirurgia ainda nesta sexta-feira. Outros dois se encontram em recuperação e aguardam condições clínicas para serem operados.

Durante a visita, o governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância da parceria com o hospital, que funciona como retaguarda. “O Cirurgia é uma referência para a sociedade sergipana. É uma instituição que mostra como a gestão da saúde pode ser tocada com capacidade e competência. Minha tranquilidade e confiança de que o trabalho é bem feito é muito grande, sempre em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde [SES]. Temos feito um esforço para colocar dentro do orçamento do Estado a demanda da Saúde como é hoje. Existem gargalos e excepcionalidades, e é nessa hora que a gente conta com os parceiros”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

Em se tratando de cirurgias ortopédicas de urgência, o Hospital de Cirurgia respondeu por 58% dos procedimentos ao longo de 2024, totalizando 82 operações. O Huse realizou 40%, ou 56 cirurgias, e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) fez 2% dos procedimentos. 

Considerando esses dados, a interventora do Hospital, Márcia Guimarães, enfatizou que Sergipe ocupa o quarto lugar no ranking da Ortopedia no Nordeste. “A visita do governador demonstra que a gestão se interessa pela realidade do estado e pela busca de soluções para a população. A parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital de Cirurgia é benéfica para a população e traz resultados efetivos”, colocou.

O diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Rilton Morais, salientou o significado do trabalho da unidade em diferentes categorias de atendimento. “O Estado é o contratante do Hospital de Cirurgia, e essa parceria com o Governo de Sergipe é o que faz com que consigamos dar resposta à sociedade e melhorar a qualidade do atendimento para o estado. A visita do governador é extremamente importante para que ele conheça a nossa dinâmica e entenda melhor as demandas na unidade”, classificou.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 26 de abril de 2024, 12:28 | Atualizado: 26 de abril de 2024, 12:28