Estado orienta municípios sergipanos na promoção de ações para prevenção e controle do Aedes aegypti
Retirar o lixo acumulado nos quintais das residências, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados são algumas precauções para o controle eficaz contra o mosquito
Com o intuito de promover a conscientização e o controle do Aedes aegypti, o Governo do Estado tem apoiado as ações dos municípios sergipanos para o fortalecimento da prevenção e combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre as medidas realizadas estão roda de conversa com estudantes para orientações, bombas costais utilizadas pelos agentes de endemias e o carro fumacê.
De acordo com a gerente de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, é muito importante esse tipo de mobilização para conscientizar cada vez mais a população. “É fundamental que a população conheça o que está acontecendo no seu território para realizarmos um trabalho em parceria junto ao poder público e sensibilizar as pessoas a respeito do controle do mosquito”, destacou Sidney.
Ações nos municípios
Para conscientizar a população, os municípios sergipanos têm desenvolvido diversas ações para o controle do mosquito Aedes aegypti. Segundo a coordenadora de endemias do município de Salgado, Maria Telma dos Santos, a cidade realizou ações em três escolas privadas. “Realizamos uma roda de conversa com os alunos onde passamos diversas orientações e medidas preventivas, além da ação de cata-treco que envolve as secretarias de Obra, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para levar cada vez mais informação para as pessoas”, disse.
De acordo com o coordenador de antropozoonoses de Nossa Senhora de Socorro, Maiko Lopes, o município também já começou a intensificação do combate ao mosquito na região. “Ouvimos a necessidade de cada localidade de Socorro para que junto com os agentes, criemos mutirões, principalmente na zona rural. Além disso, temos o programa Saúde na Escola, levando informações sobre a prevenção contra a dengue para as crianças”, contou.
Controle do Aedes aegypti
É importante reforçar que o mosquito Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, como também a chikungunya e a zika. Por isso, a população deve continuar em alerta para as medidas preventivas como retirar o lixo acumulado nos quintais das residências; limpar as calhas dos telhados; observar os recipientes com água que possam servir de criadouros nas residências são alguns cuidados para o controle eficaz contra o mosquito.
Sintomas
Os sintomas que envolvem a dengue, zika e chikungunya costumam ser muito comuns entre si. As pessoas infectadas geralmente apresentam febre, dor de cabeça e no corpo. Mas, caso apresente outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.
Além disso, as pessoas devem se atentar para o uso de medicamentos no aparecimento de sintomas. Alguns remédios são contraindicados no tratamento contra a dengue, como é o caso dos anti-inflamatórios que são utilizados para a dor em geral.
Publicado: 27 de fevereiro de 2024, 17:03 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2024, 17:06