Enxerga Sergipe devolve bem-estar dos sergipanos e avança na realização de cirurgias oftalmológicas

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos e já atingiu a marca de 3.732 procedimentos realizados

Uma das causas mais frequentes da perda ou diminuição da visão temporária é a catarata, doença que atinge os olhos e resulta na visão opaca. Diante disso, o Governo do Estado, por meio do ‘Enxerga Sergipe’, tem desenvolvido um papel crucial na redução do tempo de espera de pacientes por cirurgia de catarata, proporcionando mais bem-estar e esperança aos sergipanos.

Lançado em junho de 2023, o programa de cirurgias oftalmológicas é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos e já atingiu a marca de 3.732 procedimentos realizados, sendo 1.059 da regional de Nossa Senhora do Socorro; 1.297 de Itabaiana; 857 de Estância; 340 de Lagarto; e 179 de Propriá. 

Sergipanos beneficiados

Diversas histórias de superação fazem parte do programa, como é o caso da auxiliar administrativa Maria de Jesus Gomes, de 54 anos, uma das beneficiadas pelo ‘Enxerga Sergipe’. Por meio do programa, ela passou pela cirurgia no olho esquerdo há um ano, e contou sobre a melhora significativa em sua rotina. “Tenho catarata nos dois olhos. Operei o olho esquerdo há um ano e já melhorou a minha visão. Antes, precisava de óculos para enxergar, pois via tudo embaçado, e hoje vejo o bem-estar que a cirurgia trouxe à minha vida. Agora, operei o olho direito, e finalmente vou conseguir ter 100% da minha visão recuperada”, comemorou Maria. 

A técnica de enfermagem Ana Cristina Andrade, 60, também realizou sua cirurgia de catarata por meio do ‘Enxerga’. “Estou muito contente em ter feito a minha cirurgia de forma tão prática e gratuita, pois sabemos como é caro na rede particular. Para mim, a sensação é de alívio por poder recuperar a minha saúde e a minha visão, pois era algo que vinha me incomodando muito na minha rotina”, relatou a técnica. 

Quem também concorda é o agricultor Gilberto Rodrigues, 57, que, devido à visão embaçada provocada pela catarata, já enfrentava empecilhos durante a execução do seu trabalho. “É uma sensação de alegria e alívio por ter feito a minha cirurgia, pois sei como isso vinha atrapalhando o meu dia a dia. Agora, é seguir as recomendações para uma recuperação breve”, ressaltou Gilberto. 

Acesso ao programa

Para ter acesso ao programa, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde do município em que reside, para então ser encaminhado à respectiva região de Saúde.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 22 de abril de 2024, 16:24 | Atualizado: 22 de abril de 2024, 16:24