Direitos dos recém-nascidos são discutidos em palestra na MNSL

Aconteceu no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), nesta quinta-feira,3, mais uma  encontro do  Grupo de Apoio as Mães da Unidade Neonatal (GAMU). O objetivo do evento foi ouvir, orientar,  acolher, aproximar as famílias  e oferecer apoio às mães que estão com os bebês internados na MNSL. A palestra da semana foi coordenada pela Referência Técnica do Serviço Social nas UTIN´s, Shyrlen Souza Silva Pacheco que  abordou o tema  “ Os Direitos dos Recém nascidos (RN´s) e Seus Familiares.

Shyrlen informou que o serviço social teve o objetivo de orientar aos participantes  com relação a todos os direitos da família dentro das unidades. “Foi destacado também a questão da certidão de nascimento, que é um documento importante, além  do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), já que muitos bebês precisam desses documentos para realizar procedimentos com exames na maternidade e nós do serviço social temos essa preocupação de estar orientando a família para que o faça o mais rápido possível. Destacamos também o cartão do SUS, os direitos de visita dos familiares, a questão do acesso livre dos pais, porque sabemos da importância do acesso livre para o desenvolvimento do bebê”, contou.

Ela esclareceu que as mães que estão com os bebês na UTIN´s vão precisar fazer a certidão de nascimento. A certidão deve ser feita enquanto os bebês estão na maternidade, já que pode precisar de um exame,  uma cirurgia e só faz com  a certidão de nascimento. “É direito de o bebê ter a presença dos pais, todos os dias e em todos os momentos. O Gamu, diante das solicitações dos pais, conseguiu mais um dia de visita para os avós, que passou a ter duas visitas durante a semana, nas segunda- feira, das 15:00 as 17:00  e  nas sexta- feiras , de 10:00h ás 11:00. Os irmãos, menores de 12 anos, como são crianças, deverão passar por uma avaliação da psicologia.”Sabemos que a UTI não é fácil de lidar, e se a criança estiver bem, é liberada a visita, comentou  Shyrlen .

Rivailton Cruz dos Santos, pai da princesa Ayla que nasceu no dia 26 de setembro e está internada na Unidade. “Minha filha está com muito avanço,  graças a Deus. Sobre a reunião, achei bastante importante e uma das coisas que aprendi  foi sobre o cartão do SUS, que pode ser retirado após  a certidão de nascimento, depois que registra o bebê  na própria unidade. Estamos aguardando alta, a maternidade é nota 10, o tratamento dos profissionais de toda a equipe é boa. Observei direitinho e vi que são profissionais preparados, que fazem o que amam e só tenho o que agradecer porque foi tudo maravilhoso até agora”, ressaltou.

Bárbara dos Santos Vieira, 23 anos, natural de Japaratuba, mãe de Lorenzo Gabriel, que nasceu  prematuro no dia 09 de setembro, com cinco meses. “Fiquei internada quatro dias na ala rosa tomando antibióticos, tive meu bebê, passei oito dias internada e recebi alta, já meu filho permanece internado.  Lorenzo já  passou por várias etapas aqui na maternidade, pelo capacete, foi intubado e  hoje  voltou para o tubo. A reunião  foi bem interessante, tirei dúvidas e  as informações foram  esclarecidas. O que mais me chamou atenção foi com relação aos testes do pezinho, as vacinas, o método canguru e a importância da certidão de nascimento e o cartão do SUS. A reunião foi muito proveitosa.

“ Para  Fabrício  Doria Santos, 20 anos,  pai  de Lorenzo Gabriel, que hoje está pesando 1,020k, importante participar dessa oportunidade, de acompanhar esse momento  o desenvolvimento do filho. “Sinto que nosso bebê gosta da nossa presença  e estou também apoiando minha companheira Barbara Santos. “Todos os dias, estamos aqui, sempre acompanhando o desenvolvimento de Lorenzo”, disse Fabrício.

Direitos-  Aleitamento Materno exclusivo (Salvo as exceções); -Ser acompanhado pelos pais; -Receber a visita Dos avós e dos irmãos; -Ser atendido e acompanhado pela equipe interdisciplinar;  Cartão de Vacina;  Teste do Pezinho; -Certidão de Nascimento; -Cartão do SUS; -Acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC; – Hame Care (Assistência domiciliar); Garantia do retorno após a alta hospitalar (Canguru);-Encaminhamento para o Follow UP e Hospital Universitário(HU).

Publicado: 3 de outubro de 2019, 14:58 | Atualizado: 3 de outubro de 2019, 14:58