Centros de Especialidades Odontológicas realizam mais de 45 mil procedimentos em 2023

As sedes das unidades estão presentes em oito municípios sergipanos e ofertam serviços especializados aos usuários do SUS

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), assistiu em 2023 um total de 19.213 usuários, o que gerou 23.701 atendimentos e a realização de 45.947 procedimentos. Os CEOs estão localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto.

Entre cirurgia oral menor e diagnóstico foram realizados 15.349 procedimentos. Em endodontia, 2.927 tratamentos foram concluídos. Já em periodontia aconteceram 14.704 procedimentos, sendo 12.967 atendimentos destinados a pessoas com deficiência. As unidades de São Cristóvão e Propriá entregaram 193 próteses dentárias aos usuários. Como os CEOs se enquadram na atenção especializada à saúde, o serviço atende pacientes previamente avaliados e encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a coordenadora geral dos CEOs, Laisa Oliveira, as unidades também desenvolveram ações educativas com grande impacto na vida dos usuários. Além disso, ela destaca a participação no programa Sorrir Sergipe, do Governo do Estado, que leva informação e prevenção em saúde bucal para os sergipanos durante o Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’.

“Foram realizadas 1.238 atividades educativas na sala de espera das unidades, com informações aos usuários e seus acompanhantes, abordando temas variados com o intuito de fomentar a educação permanente nas unidades de saúde. A principal ação de gestão no ano de 2023 foi a realização do curso de capacitação para os gerentes dos CEOs, promovendo troca de experiência entre os gerentes e os convidados que palestraram sobre temas relevantes para a atuação da gestão no SUS. Foi muito importante também para nós a participação nas edições do Sorrir Sergipe”, salientou Laisa. 

A coordenadora enfatizou, ainda, que o ano de 2023 foi de muito estudo, escuta qualificada e planejamento. “O que pretendemos em 2024 é superar o resultado aqui apresentado relativo a 2023, em busca do aumento das ofertas de serviços e melhoria da resolutividade, sempre com a qualidade dos serviços que são prestados nos CEOs estaduais”, concluiu.

Fotos: Nucom

Publicado: 19 de janeiro de 2024, 10:46 | Atualizado: 19 de janeiro de 2024, 10:46