Campanha externa do Hemose na Unit encerra com 117 doações de sangue

Atividade estimula adesão da comunidade acadêmica ao serviço de doação

O programa de coleta externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) na quarta-feira, 24, registrou 117 doações de sangue feitas por estudantes e profissionais comprometidos em ajudar as pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas nos hospitais.

Durante a ação, a acadêmica do curso de psicologia, Maria Eduarda Ferreira dos Santos, comentou da satisfação em poder contribuir. “Fiz hoje minha primeira doação, meu desejo é ajudar aqueles que precisam de sangue”, destacou.

De acordo com o enfermeiro Roney Magalhães Bamtin, o Hemose intensificou o trabalho de parceria e captação para aumentar as doações de sangue e, consequentemente, os estoques. “Muitos dos tratamentos oncológicos e cirurgias utilizam como medicação o sangue. Por isso, essas campanhas de coleta externa são essenciais”, informou.

O sentimento de solidariedade estimulou a doação de sangue do professor do curso de Enfermagem, Reinaldo Viana. “Enquanto profissional da área da saúde vejo a necessidade, então hoje foi a oportunidade para doar e incentivar esse gesto tão nobre entre todos que fazem a Universidade”, comentou.

Parceria

Responsável pela mobilização da segunda edição da coleta externa, a enfermeira Rebecca Góis, contou com o apoio da coordenação acadêmica do curso de Enfermagem que integra o projeto Unit Mais Vida. “Essa campanha aqui na instituição tem como objetivo auxiliar o hemocentro na captação de novos doadores e também estimula ações de solidariedade e cidadania entre nossos alunos”, enfatizou a professora.

Medula Óssea

A campanha de coleta externa na Universidade também disponibilizou o cadastro para doador de medula óssea. Para fazer a inscrição é preciso estar saudável, ter de 18 e 35 anos e não ter histórico de câncer. O candidato preenche uma ficha com informações pessoais e doa 5 ml de sangue para testes de compatibilidade genética. O resultado desse teste fica no banco de dados do Registro Nacional para Doador de Medula Óssea (Redome).

O cadastro para doador de medula óssea também pode ser realizado na sede do Hemose, na Avenida Professor José Bonifácio Neto, 400, Centro Administrativo Governador Augusto Franco, bairro Capucho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 25 de maio de 2023, 15:38 | Atualizado: 25 de maio de 2023, 15:38