Vigilância Sanitária participa de fiscalização preventiva da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Neste ano, os profissionais da SES foram direcionados para a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e resíduos sólidos

Para garantir a qualidade da água e o descarte adequado de resíduos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, está participando da 7ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE). A ação é coordenada pelo Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

Neste ano, os técnicos foram divididos em nove equipes e os profissionais da SES foram direcionados para a fiscalização dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos dos municípios. 

De acordo com o gerente de Vigilância e Saúde Ambiental, Alexsandro Bueno, o objetivo geral da FPI é melhorar a qualidade ambiental dos recursos naturais da Bacia do São Francisco. “É uma oportunidade única onde os órgãos realizam ações de fiscalização no abastecimento de água e no descarte de resíduos dos serviços de saúde. Por isso, é fundamental a participação da Vigilância Sanitária junto aos outros órgãos, porque outras atuações podem ser realizadas de forma integrativa”, explicou.

A fiscalização tem como alvo 14 municípios sergipanos e conta com quase 200 profissionais que integram a equipe multidisciplinar, atuando em diferentes frentes de trabalho, como desmatamento, captação, abastecimento irregular de água, esgotamento sanitário, gerenciamento de resíduos sólidos, extração irregular de minérios, comércio de animais silvestres, abate ilegal de animais, pesca predatória e prejuízo aos patrimônios ambiental, histórico e cultural.

Publicado: 26 de julho de 2023, 17:01 | Atualizado: 26 de julho de 2023, 17:02