Usuários de baixa complexidade ainda buscam Pronto Socorro do Huse

Por Katiane Menezes

Huse  - foto ricardo pinho (2)Somente neste fim de semana foram 687 atendimentos

A procura por atendimentos de baixa complexidade no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) continua superlotando a Área Azul da unidade. Isso porque os médicos de Aracaju e demais servidores municipais da saúde ainda estão em greve, o que acaba comprometendo o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas e Unidades Básicas de saúde. Somente este final de semana, período de 8 a 10 de julho, foram registrados 687 atendimentos no Huse, com 150 internações.

Na Área Azul, os números não foram diferentes: 263 pacientes registrados e, desse total, 55 precisaram ficar internados em observação e continuidade do tratamento. De acordo com essa estatística, 172 pacientes foram assistidos em poltronas apenas para administração de medicamentos, exames e possível alta médica. Já os outros 93 pacientes foram atendidos em macas para realização de exames específicos, administração de medicações e observação.

De acordo com o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, a baixa complexidade continua superlotando a Área Azul, que tem capacidade para atender 55 pacientes.

“Não negamos atendimento. Todos são assistidos. Mas esse aumento é ruim porque compromete o fluxo. O PS é porta aberta e estamos atendendo a todos, porém dentro do nosso tempo e da nossa classificação de risco. Com o término dos festejos juninos, o PS voltou ao fluxo normal de média e alta complexidade, mas a baixa complexidade continua grande. Temos que ter a rotatividade de leitos para não comprometer o trabalho da equipe e, principalmente, o cuidado com o paciente”, explicou.

Mais números

Os casos mais comuns que chegaram ao Huse no fim de semana foram de acidentes motociclísticos que renderam 43 atendimentos, com 12 internações. Foram nove atendimentos a vítimas de acidentes automobilísticos, sendo que 1 ficou internado. A violência urbana levou 15 pacientes ao Pronto Socorro do Huse, sendo sete por arma branca e oito por arma de fogo.

O Hospital Pediátrico registrou 152 atendimentos, com 25 crianças em observação. A sala de sutura do PS registrou 139 pacientes e, na ortopedia, foram 96 pessoas. Outras especialidades também tiveram seus plantões movimentados, como é o caso do oftalmo e otorrino que somaram 19 atendimentos. O ambulatório de oncologia registrou 4 atendimentos.

Publicado: 11 de julho de 2016, 19:28 | Atualizado: 11 de julho de 2016, 19:28