Unidade Móvel Fique Sabendo promove acesso aos testes rápidos durante projeto “Verão Saúde”

Por Morgana Barbosa

Fotos: Morgana Barbosa

“Tornar os testes rápidos acessíveis é o nosso objetivo, pois o grande problema da Aids ainda é o diagnóstico tardio”. A afirmação foi feita pelo gerente do Programa Estadual IST/Aids, o médico Almir Santana, durante ação realizada no calçadão da 13 de Julho, na última quinta-feira, 16. Através da Unidade Fique Sabendo, os exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram disponibilizados à população.

“Foram realizados 63 testes rápidos para cada uma das patologias. Apenas um exame apresentou resultado reagente para Sífilis”, informou Almir Santana.

A iniciativa dá continuidade às ações da campanha para o Carnaval 2017, que visam fortalecer o enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com especial destaque para a Aids. Essa atuação também objetiva desmistificar a realização dos testes e divulgar os métodos para prevenir as doenças.

Leonardo Siqueira, 22, aproveitou o intervalo da atividade física para fazer o teste rápido. “O carnaval está vindo aí. É muito interessante chegar seguro na folia. Sempre tem a questão do medo da exposição em relação à realização dos exames, mas percebemos que é rápido, não dói e só tem a contribuir com a nossa saúde”, declarou.

Na ocasião, a Unidade Móvel Fique Sabendo esteve integrada à programação do “Projeto Verão Saúde”, desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe e Caixa de Assistência dos Advogados (Caase), que também levou outras atividades ao local para estimular os cuidados com a saúde.

“Esse é um lugar de lazer. Aqui todos estão passeando ou praticando atividade física. O ambiente é convidativo e contribui para que o público se sinta mais à vontade para realizar os testes”, destacou Almir Santana. Gabriela Dantas, 23, costuma praticar atividade física no calçadão da 13 de Julho e, ao se deparar com a Unidade Móvel,aproveitou para realizar os testes rápidos.

“Cuidar da saúde é um hábito para mim. Hoje, em uma mesma oportunidade, pude praticar atividade física e obter orientações para evitar as infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, o exame é prático e o resultado fica pronto em apenas 15 minutos”, avaliou Gabriela Dantas.

Sigilo garantido

O médico Almir Santana esclarece que o processo é sigiloso. O resultado do exame é entregue em um espaço reservado, denominado “sala de orientação”. Individualmente, os pacientes recebem informações necessárias para realizar tratamentos, caso seja necessário, e podem, também, tirar dúvidas. Ainda no local é realizada a distribuição de camisinha feminina e masculina, lubrificante e brindes, como o porta- camisinha e o chapéu camisinha.

Já sobre a campanha do Carnaval 2017, que traz como tema ‘Se o clima esquentar, não vacile: use camisinha’, o gerente do Programa Estadual IST/Aids enaltece os métodos preventivos. “Além de promover a conscientização quanto à importância de utilizar os preservativos (camisinha feminina ou masculina), divulgamos a prevenção combinada, que leva em consideração o tratamento como prevenção”, acrescentou o médico.

Orientações

Após a entrega do exame, caso a pessoa apresente resultado reagente para alguma das patologias, é realizado o encaminhamento para as unidades de referência.

No caso de ser reagente para sífilis, o encaminhamento é feito para uma Unidade Básica de Saúde. Já nos testes reagentes para o HIV, o encaminhamento é para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju – Cemar.

“Se o caso for de Hepatites B e C, há dois caminhos: a Unidade Básica de Saúde ou o Hospital Universitário, onde o paciente será acompanhado pelo serviço de hepatologia”, finalizou.

Publicado: 17 de fevereiro de 2017, 19:16 | Atualizado: 17 de fevereiro de 2017, 19:16