Técnicos do Ministério da Saúde e Fiocruz avaliam ações de vigilância da Influenza

Por Luiza Sampaio

IMG_3553Com o objetivo de fortalecer a Vigilância da Influenza e, assim, melhorar metas e indicadores, técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência para Sergipe, estiveram na Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta sexta-feira, 12.

O encontro reuniu representantes das esferas Estadual e Municipal e das três Unidades Sentinelas, que investigam, identificam e notificam os casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Em Sergipe, fazem esse trabalho o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), o Hospital São Lucas e a Unidade de Pronto Atendimento Desembargador Fernando Franco. “Hoje foi uma oportunidade para que o MS oriente os profissionais envolvidos nesse processo, otimizando as ações de prevenção e promoção à saúde na área”, analisa a enfermeira Mariselma Teixeira, da Vigilância Epidemiológica da SES.

De acordo com a avaliação da supervisão técnica, em comparação ao ano passado, houve uma melhora considerável nos indicadores pactuados pelo Estado, devido às ações de Influenza que vem sendo desenvolvidas em Sergipe. “O Hospital de Urgência de Sergipe, por exemplo, apresentou uma positividade no resultado muito importante para o andamento do trabalho”, informa Swamy Palmeira, do Ministério da Saúde.

IMG_3550Apesar disso, o estado ainda não atingiu a meta estabelecida, que é de 80% de coleta de material laboratorial para caracterização virológica das cepas que circulam aqui, o que equivale a cinco coletas por semana em cada Unidade Sentinela.

“Precisamos sensibilizar os profissionais quanto à importância dessa ação, pois ela é essencial para nortear o trabalho da Vigilância Epidemiológica, além de contribuir para atingir o objetivo maior das unidades sentinelas, que é identificar cepas virais que estão circulando em todo o território nacional para servir de base no desenvolvimento dos imunobiológicos”, finaliza Swamy Palmeira.

Publicado: 12 de agosto de 2016, 18:18 | Atualizado: 12 de agosto de 2016, 18:18