Técnicos da Saúde conhecem programa de sucesso do Governo da Bahia para implantação do Opera Sergipe

Objetivo do programa é diminuir as filas de cirurgias eletivas, reflexo da pandemia da Covid-19

Inovação e agilidade. Essas são premissas do Governo de Sergipe para que a saúde avance em relação às cirurgias eletivas. Para isso, uma equipe formada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve na Bahia conhecendo um caso de sucesso com intuito de trazer a expertise necessária para a implantação do Programa Opera Sergipe. O intuito é atender uma demanda de cirurgias eletivas reprimidas, reflexo da pandemia da Covid-19.

Umas das metas do Plano de Governo de Sergipe é implantar o programa Opera Sergipe, com mutirões de cirurgias eletivas (hérnia; vesícula; histerectomia; pterígio), em parceria com hospitais filantrópicos e públicos, através da compra de serviços e pagamento por produtividade.

Segundo o diretor da Diretoria de Atenção Especializada e Urgência (DAEU), Vinícius Villela, a troca de experiência entre os estados de Sergipe e Bahia fortalece ainda mais o Sistema Único de Sergipe (SUS). “Como foi proposto pelo nosso governador, Fábio Mitidieri, viemos atrás de programas que já estão funcionando para aprimorar nossos conhecimentos com outras equipes. Implementar o quanto antes o nosso projeto Opera Sergipe, que visa a ampliação do acesso a cirurgias eletivas”, frisa.

Funcionamento do Programa
A Bahia desenvolveu o sistema de lista única em 2015 para operacionalização dos programas estadual e nacional de cirurgias eletivas. Os municípios vão alimentar a lista da secretaria no sistema próprio elaborado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os pacientes vão passando por consultas e o programa oferta suporte de exames de imagem itinerante com a inserção de policlínicas para atender a demanda. Toda a informação é munida pelos municípios.

A superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Jerusa Marins Paes Coelho, juntamente com sua equipe apresentou o Programa Estadual de Ampliação do Acesso a Cirurgias Eletivas e Oftalmologia itinerante.

“É muito importante podermos compartilhar com o estado de Sergipe a nossa experiência exitosa, um desafio que temos capacidade de executar e atender da melhor forma possível o cidadão. O programa de cirurgias eletivas estaduais foi um desafio e um caso de sucesso. Muito satisfatório compartilhar melhorias com nosso estado vizinho”, comemora a superintendente.

Foto: Mario Souza

Publicado: 25 de janeiro de 2023, 19:54 | Atualizado: 25 de janeiro de 2023, 19:54