SES reúne gestores municipais para reforçar importância da vigilância do sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu nesta quarta-feira, 5, os gestores municipais da área de Vigilância em Saúde para reforçar a importância dos cuidados com as doenças imunopreviníveis, particularmente  o sarampo, que vão desde manter  vigilância à notificação dos casos suspeitos.  O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha.

“A gente tinha que trazer essa discussão para todos os coordenadores no sentido de que precisamos nortear as ações que têm que ser desenvolvidas diante de um caso suspeito de sarampo. Não estamos falando de caso confirmado, mas de suspeito, para que já se comece a adoção das medidas de controle, independente do resultado”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.

Em situações de casos suspeitos de sarampo o que se deve fazer, segundo orientou a diretora, é agir imediatamente para interromper a cadeia de transmissão da doença.  “É importante a execução de ações de bloqueio em tempo oportuno, notificar imediatamente o caso suspeito, inserir a informação no sistema, buscar todos os comunicantes e por onde essa pessoa passou, ou seja, escola, trabalho, viagem”, disse ela, acrescentando que o objetivo da reunião foi exatamente esse, o de passar esse entendimento do fluxo do sarampo para os gestores.

Ela também orientou sobre onde fazer a coleta para a sorologia e virologia. De acordo com Mércia Feitosa, a coleta é feita no Laboratório Central de Sergipe (Lacen), onde é feita a sorologia, mas a referência para a virologia é a Fiocruz, fundação que atualmente analisa seis casos suspeitos de sarampo aqui para o Estado. Feitosa lembrou que Sergipe registrou este ano 18 casos de sarampo, sendo um confirmado, seis sob análise e os demais descartados.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Graco Cardoso, Geane Cibele Santos Brás, destacou a importância das informações. “Isso nos leva a um alerta e a um cuidado maior para os casos suspeitos de sarampo, de forma que tudo que está sendo repassado aqui irei transmitir às nossas equipes do programa de Saúde da Família”, realçou.

Já a diretora de Vigilância em Saúde da cidade de Carira, Martinês Mendonça Gomes, essa preocupação com a vigilância às doenças imunopreviníveis é também do seu município. “Especialmente o sarampo, por conta dos surtos atuais, nos leva a intensificar a vigilância epidemiológica. Aprendemos mais com estas reuniões, que nos alertam sobre a importância da notificação”, concluiu.

Foto: Flávia Pacheco

 

Publicado: 6 de setembro de 2018, 08:04 | Atualizado: 6 de setembro de 2018, 08:04