SES realizará I Jornada Estadual de Segurança do Paciente

Em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, comemorado em 1º abril, a Secretaria de Estado da Saúde, (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde e Núcleo Estadial de Segurança do Paciente, realizará na próxima segunda- feira, 1°, das 8h às 17h, e na terça-feira, 2, das 14 às 17h, a I Jornada Estadual de Segurança do Paciente. O evento ocorrerá no Auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, e objetiva conscientizar e destacar sobre a importância da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, a fim de minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado.

O evento será voltado para profissionais de saúde ligados à segurança do paciente e ao controle de infecção hospitalar, assim como, todos os profissionais que tenham interesse no tema. Embora a I Jornada Estadual de Segurança do Paciente tenha um enfoque técnico, sendo compartilhado as experiência exitosas dos hospitais públicos e privados, a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar, Nírley Borges, destaca que o diálogo com os profissionais trará benefícios para a população.

“O evento é voltado para a rede hospitalar, objetivando a melhoria dos núcleos de segurança do paciente e consequentemente a melhoria da qualidade da assistência prestada nos serviços de saude com segurança que refletirá em melhores resultados para a sociedade. Com os núcleos estruturados e os protocolos implantados, serão evitados eventos adversos que ocorrem nos hospitais”, disse a coordenadora, Nírley Borges.

Ao decorrer do evento, serão tratados assuntos referente aos seis protocolos básicos que assegurar a qualidade e segurança da saúde do paciente. O Protocolo de identificação do paciente; protocolo de prevenção de queda; protocolo de lesão por pressão; Protocolo de cirurgia segura; protocolo de Uso, prescrição e Administração de medicamentos e protocolo de higienização das mãos. Todos eles são essenciais para o bom funcionamento dos serviços de saúde. Por isso representantes da rede privada e pública da saúde estarão presentes para expor as experiências das implantações dos protocolos.

Publicado: 28 de março de 2019, 17:54 | Atualizado: 29 de março de 2019, 08:42