SES realiza oficina para elaboração do Planejamento Estratégico e Plano Estadual de Saúde
Com representação das diversas diretorias que formam a sua estrutura operacional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a segunda oficina para elaboração do seu Planejamento Estratégico que irá derivar no Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2020/2023. A capacitação, que tem a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), teve início nesta segunda-feira, 29, e seguiu até esta terça- feira, 30, na sala de reuniões do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha.
Nesta segunda oficina, o grupo de trabalho está construindo a missão, a visão e os valores da Secretaria de Estado da Saúde, mas ao mesmo tempo fazendo a análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que envolvem a instituição SES. “Esta é uma metodologia do Planejamento Estratégico e chama-se Análise de Swot, que orienta olhar para dentro da instituição para identificar as forças e fraquezas, e olhar para fora para detectar ameaças e oportunidades que podem interferir negativa ou positivamente para o crescimento da instituição”, orientou a gerente do Centro de Informações e Decisões estratégicas em Saúde da SES, Eliane Nascimento.
Segundo ela, a partir desse olhar o grupo passará para a construção do mapa estratégico, que abrande além da visão, missão e valores as diretrizes estratégicas, as respostas que a secretaria quer dar para a sociedade e o que precisa melhorar nos processos de trabalho. “tudo o que esse grupo de trabalho está construindo passará pela análise dos diretores e do Secretário de Estado da saúde, Valberto de Oliveira, que dará a palavra final sobre o planejamento estratégico”, informou.
A gerente salientou que as oficinas de consultoria fazem parte de um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass) em parceria com o Ministério da Saúde, para execução por hospitais de excelência, como o Alemão Oswaldo Cruz. O projeto é financiado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), captado a partir de renúncias fiscais pelas instituições hospitalares.
Primeira oficina
A primeira oficina foi focada na estrutura e organização da SES, suas unidades e onde estão localizadas, ações, programas e serviços. “Após essa análise, foram elencados os nossos principais problemas por áreas de atuação. Ao final, a consultora nos orientou a realizar a análise de situação de saúde que é o primeiro item do Plano Estadual de Saúde. A tarefa está em execução”, disse.
Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 30 de abril de 2019, 16:36 | Atualizado: 30 de abril de 2019, 16:36