SES realiza curso voltado à qualificação de coordenadores e fiscais de vigilância sanitária municipais
Capacitação abordou o Processo Administrativo e Análise Documental necessários ao Licenciamento Sanitário
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em colaboração com a Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e com a Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), promoveu nesta quarta-feira, 4, um curso de capacitação voltado para o Processo Administrativo e Análise Documental necessários ao Licenciamento Sanitário. A iniciativa visa qualificar coordenadores e fiscais de vigilância sanitária municipais, fortalecendo a atuação desses profissionais na orientação e fiscalização de estabelecimentos.
Os coordenadores e fiscais receberão uma capacitação de 40 horas, por meio da qual compartilharão suas dificuldades e estudos de caso, baseados na realidade do dia a dia. A vigilância sanitária estadual, ao orientar os municípios, vê neste curso uma oportunidade de troca de conhecimentos, com foco na prevenção e na qualidade da saúde.
A gerente de Educação Permanente, Planejamento e de Apoio Institucional da Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Socorro de Melo, uma das responsáveis pelo curso, destacou a importância da capacitação para os profissionais. “Nossa meta é que o fiscal sanitário assuma não apenas o papel de fiscalizador, mas também de orientador. Acreditamos que uma boa orientação aos estabelecimentos contribui para que o estado avance com mais tranquilidade e qualidade”, explicou.
O gerente do Núcleo Jurídico da Vigilância Sanitária e facilitador da Funesa, Carlos André, ressaltou a relevância da capacitação para o desempenho efetivo do papel dos fiscais. “A capacitação é essencial para que o fiscal saiba manusear a legislação a seu favor e desempenhe efetivamente sua função, preservando tanto a saúde do setor regulado quanto seu desempenho na função”, afirmou.
O fiscal sanitário Odilon Bezerra, do município de Divina Pastora, reforçou a importância do curso para a atualização dos conhecimentos na área. “Essa capacitação é de suma importância para aprimorar e atualizar nossos conhecimentos nas práticas de vigilância sanitária nos municípios”, comentou.
O coordenador da vigilância sanitária do município de Estância, Anquises França, também destacou a relevância do curso para a compreensão da legislação e o licenciamento das instituições. “Precisamos ter esse conhecimento para orientar nossos fiscais e garantir que o trabalho seja feito dentro das normas”, concluiu.
Fotos: Nucom Funesa
Publicado: 4 de setembro de 2024, 16:16 | Atualizado: 4 de setembro de 2024, 16:16