SES realiza ações de prevenção para estudantes e profissionais de saúde no município de Itabi

As atividades que são desenvolvidas compõem o calendário da campanha Julho Amarelo

A fim de promover o fácil acesso a prevenção e a educação sexual, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, vem intensificando as ações em alusão ao Julho Amarelo, que tem como objetivo promover a conscientização da população a respeito das Hepatites Virais. A referência técnica do programa, Almir Santana, esteve no município de Itabi realizando palestras tanto para estudantes do ensino médio quanto para profissionais de saúde. 

A primeira ação foi realizada no Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, conhecido popularmente como Colégio Gracinha. O público-alvo foi estudantes do ensino médio. O médico Almir Santana explicou que fez uma roda de conversa com os alunos orientando sobre a importância do uso do preservativo e da vacinação contra Hepatite B. 

“O objetivo de estimular essas conversas diretas com alunos é alertá-los sobre os perigos que essas doenças podem trazer para vida deles. Explicá-los sobre a forma que acontece a transmissão, os ajudam a torná-los mais conscientes das ações. Ao usar o preservativo, não se evita somente a gravidez na adolescência, mas a prevenir infecções. Com relação às hepatites virais, é necessário saber escolher bem a barbearia, salões de beleza ou estúdio de tatuagem, porque os objetos cortantes utilizados por vários clientes, trazem um risco alto de transmissão”, alertou o médico.  

Já a segunda palestra foi voltada para os profissionais de saúde, como  médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Laudelina Figueiredo (antiga Maternidade), no município de Itabi. Os temas abordados foram sobre a prevenção combinada, informações atualizadas sobre o HIV, transmissão vertical, sífilis e hepatites virais. “Destacamos a importância de estimular o uso da camisinha, de facilitar o acesso e ampliar as ações de prevenção no município”, frisou Almir.

Ações em alusão ao Julho Amarelo

A Unidade Móvel “Fique Sabendo” estará na sexta-feira,14, no restaurante Padre Pedro, localizado no Centro de Aracaju. Serão disponibilizados testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 12 de julho de 2023, 12:03 | Atualizado: 12 de julho de 2023, 12:05