SES participa de reunião sobre Prevenção Combinada

Com objetivo de levar informação sobre Prevenção Combinada, um método que tem como estratégia usos simultâneos de diferentes abordagens de prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids e representada por Almir Santana, participou, nesta quinta-feira, 5, de uma  reunião de adesão com os usuários do Ambulatorial Especializado (SAE), do Cemar/Siqueira Campos.

 

Mensalmente, as pessoas soropositivas reúnem no Grupo de Adesão para  para discutir e incentivar o tratamento. “ Isso é muito importante porque um assistido tenta ajudar o outro, conta o médico Almir Santana. “ A nova tecnologia visa prevenir o HIV. Além do uso da camisinha também introduzimos medicamentos para a prevenção”, explica o médico.

 

Essa nova alternativa visa mostrar outros caminhos de prevenção, além dos preservativos de uso comum. São Novas estratégias com ferramentas cientificamente eficazes de prevenção. No caso dos assistidos,  mesmo sendo soropositivo é interessante conversar sobre o tema já que também enfatiza a importância do uso dos medicamentos  corretamente. “Se as pessoas que estão em tratamento utilizam medicamentos da forma correta, diminui a carga de vírus e os riscos de contaminar outras pessoas”, destaca Almir Santana.

A reunião contou também com a doação de cestas básicas para os assistidos  presentes. Essa arrecadação de alimentos foi realizada no Seminário sobre Infecção sexualmente transmissível (IST), na Unit.

 

Publicado: 6 de setembro de 2018, 08:05 | Atualizado: 6 de setembro de 2018, 08:05