SES orienta trabalhadores da Energisa como multiplicadores de informações de Combate à Dengue

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a convite da empresa Energisa, através da Coordenação da Saúde do Trabalhador, realizou uma palestra sobre Arboviroses com foco no Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. O diálogo contou com 300 trabalhadores em um momento de discussão apropriado para retiradas de dúvidas sobre a situação da doença em Sergipe, assim como aspectos de precauções.

Os funcionários da Energisa estão diretamente trabalhando nas ruas, fazendo medição de energia, então são pessoas que podem multiplicar as informações que foram passadas, destaca a gerente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da SES, Sidney Sá.

“São pessoas que estão trabalhando nas ruas, vendo os focos, podem destruir os criadouros dos mosquitos. Quando não conseguirem fazer porque não é uma atribuição direta deles, basta comunicar o próprio município. Então o nosso objetivo é transformar esse trabalhador em um vigilante de criadouros dos mosquitos ou de situações que podem provocar o aparecimento do vetor”, reforça Sidney Sá.

Para compreensão dos trabalhadores, foram tratados na ocasião questões sobre a epidemiologia e arboviroses, mas a curiosidade fez com que a Dengue fosse protagonista da situação. “Falamos também das medidas de controle, além disso foram tiradas dúvidas, desde os processos da doença, sintomas, até os tipos de vírus. Foram cerca de 50 minutos bastante enriquecedores porque é na dúvida que a gente explica com mais detalhe”, conta.

As parcerias nessas situações são muito importantes, principalmente com empresas de grande proporção e alcance no estado. “A gente transformou essas pessoas em mais um agente fiscalizador uma pessoa que pode contribuir a controlar o vetor e consequentemente diminuir o aumento dos números de casos”, conclui Sá.

 

Publicado: 12 de julho de 2019, 17:32 | Atualizado: 12 de julho de 2019, 17:32