SES, MS e Hospital Alemão Oswaldo Cruz discutem monitoramento do projeto de reestruturação hospitalar

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, recebeu nesta terça-feira, 26, técnicos do Ministério da Saúde (MS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), para uma reunião, que teve como pauta o monitoramento do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos. Há seis meses em execução no Estado de Sergipe, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), ele envolve os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, bem como o de Cirurgia.

O projeto é de intervenção e instrumentalização em gestão, que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais, com foco na Segurança do Paciente, na avaliação e monitoramento contínuo de processos, redução de custos e gerenciamento consciente, além da padronização de rotinas com redução dos riscos aos pacientes, familiares e colaboradores. Em Sergipe, ele é realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com execução pelas três instituições hospitalares.

O secretário Valberto de Oliveira destacou a importância do encontro, que reuniu também técnicos da SES e superintendentes das unidades hospitalares. “O objetivo de estarmos todos aqui é o de fazermos o alinhamento do projeto um momento em que os hospitais podem colocar suas ansiedades, dificuldades e superações”, disse o secretário.

A reunião, segundo a coordenadora da Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Ana Maria Lacerda, foi muito produtiva. “Foi excelente e uma grande surpresa a recepção da secretaria. A coparticipação da SES com o MS para alcance dos resultados é imprescindível. Observei que o secretário está muito alinhado e afinado com os nossos objetivos para a execução do projeto nos hospitais”, disse.

Ela sinalizou que, apesar de o projeto estar na fase inicial, os hospitais apresentaram excelentes resultados, estão caminhando bem e no caminho certo. Segundo ela, no final serão colhidos os frutos plantados que são muita qualificação e qualidade para o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Nídia de Souza, a reunião, com a presença do secretário, só fortalece as instituições hospitalares no cumprimento das metas do projeto. “Foi uma reunião muito boa, estratégica, de fato, para que a gente consiga melhores resultados daqui pra frente. Esses hospitais passarão por uma nova avaliação, entre setembro e outubro, 12 meses depois da primeira, para reavaliar os seus resultados na ponta, na assistência”, adiantou ela, informando que o projeto teve início em final de setembro de 2018 e que esta foi a primeira visita de monitoramento.

Já Michael Medeiros Coelho, também da equipe do HAOC, a interface com a Secretaria de Estado da Saúde é importante para que as instituições participantes do projeto se fortaleçam e juntas consigam encontrar os melhores resultados. “Aqui em Sergipe o projeto está na fase inicial, mas as três instituições estão dentro do cronograma de execução, daquilo que é esperado”, salientou.

O diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais) da SES, João Lima, destacou a felicidade da secretaria e do próprio secretário pela oportunidade de ter um projeto dessa magnitude, que tem o foco no fortalecimento da gestão, na segurança do paciente e, a partir disso, trabalhar toda a melhoria dos processos de trabalho. “Temos a satisfação de ver o Hospital de Cirurgia inserido no projeto, avançando na melhoria dos seus processos e na qualidade do atendimento ao usuário do SUS”, declarou o diretor.

A interventora do Hospital de Cirurgia, Márcia Guimarães, participou do evento. “Foi uma reunião extremamente estratégica porque ela nos faz repensar todas as ações vivenciadas nesses últimos seis meses, para a partir daí a gente focar mais ainda na missão, uma vez que o projeto é uma oportunidade de melhoria que a gente abraçou e abraça porque ele é importante para a melhoria do hospital e da assistência”, disse.

Vê como mais importante do projeto o fato de o pilar Segurança do Paciente ser trabalhado vivenciado a administração do hospital. “Ele atua em todos os pontos da administração, principalmente na questão da administração, com a implantação do planejamento estratégico  para sua organização, ligando os seis passos da segurança do paciente como fator essencial da melhoria da assistência e da gestão”, explicou.

Pilares

A representante do HAOC, Nídia de Souza, informou que o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos é sustentado por quatro grandes pilares: a identificação de pontos positivos de cada instituição; o apoio à implantação de processo de melhoria (o foco do projeto é a assistência mas processos administrativos também influenciam no atendimento); apoio ao Programa Nacional de Segurança do Paciente; e, capacitação.

 Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 26 de março de 2019, 16:27 | Atualizado: 26 de março de 2019, 16:27