SES leva palestra sobre sexualidade a estudantes de escola estadual

O gerente do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), médico Almir Santana, esteve na manhã desta sexta-feira, 17, no Colégio Estadual John Kennedy, para participar de uma oficina sobre sexualidade com os alunos do ensino médio. Ele foi convidado pelas professoras, Luciana Costa e Rogéria Teixeira, responsáveis pela disciplina eletiva.

Durante a palestra, Almir foi abordado pelos alunos com questionamentos relacionados ao funcionamento dos órgãos genitais, o que é gravidez, suas consequências para os adolescentes. O diálogo girou em torno, ainda, sobre  a importância do apoio de amigos e familiares, o valor da escola nessa fase, e as doenças transmissíveis.

“Falamos sobre as infecções sexualmente transmissíveis, com foco principal na AIDS, que está crescendo nos jovens. A sífilis também foi comentada no evento e a importância de se fazer testes, pois ainda há crianças nascendo com essa infecção”, comentou Almir.

“Em  casos onde ocorra o rompimento do preservativo, o jovem foi instruído a procurar uma urgência ou serviço que possua a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Isso pode ser feito em hospitais como o Nestor Piva, por exemplo, Urgência 24h Augusto Franco e a unidade CEMAR”, orientou Almir Santana.

Ainda em sua fala,  o médico Almir Santana abordou o tema  sexualidade,  o corpo humano, os órgãos genitais, a fisiologia genital. É importante saber como o órgão funcionam, o que é a gravidez, as consequências da gravidez na adolescência e os impactos que ela pode causar ao menino e a menina. Além disso, é importante o apoio para fazer o pré-natal, e que a adolescente não abandone os estudos.

A aluna Tamires Moura Souza, fez parte de uma eletiva chamada Paposex, que fala sobre  sexualidade. A oportunidade me trouxe mais conhecimento. Sobre a palestra do médico Almir Santana, foi  perfeita,  pois ele nos esclareceu muitas coisas sobre sexualidade, disse Tamires.

“Gostei muito da eletiva, aprendi coisas novas. Foi uma experiência boa, e sobre a palestra do médico, ajudou a esclarecer dúvidas”, observou o aluno Ariel Santos, A professora Luciana Costa Teixeira explicou que o conteúdo teve seu ápice com a palestra didática do médico Almir Santana. “Os alunos participaram ativamente durante toda fala do palestrante fazendo questionamentos e tirando as dúvidas’, disse Luciana.

As professoras Luciana Costa e Rogéria Teixeira, juntamente com a equipe gestora do colégio John Kennedy, têm interesse em continuar com o trabalho de fomento à prevenção das ISTs. Para isso, conta com a parceria do médico Almir Santana para a criação do cantinho da prevenção. Durante a oficina foi apresentado trabalho em exposição dos alunos. O destaque vai para o aluno Ariel Henrique Alves Santos, que apresentou um belo trabalho.

Publicado: 17 de agosto de 2018, 13:56 | Atualizado: 17 de agosto de 2018, 13:56