SES leva crianças soropositivas para o cinema pela primeira vez

Os olhos atentos brilhavam como estrelas e as risadas de alegria tornaram o ambiente mais feliz.  Pela primeira vez no cinema, as crianças foram hipnotizadas pela grande tela cheia de luz, cor e som. Isso foi possível com a contribuição do gerente do Programa IST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana. O objetivo da tarde foi  levar crianças soropositivas e expostas que nunca foram ao cinema. O filme da sessão se chama “Fantástico”, assim como a tarde que foi repleta de alegria, pipoca e doce.

 

“Queria assistir mais vezes filme no cinema”, fala E.S, 10 anos. A ação possibilitou que ela conhecesse o cinema. Além dela, A. S de 4 anos também estava presente, e mesmo com tão pouca idade se expressou, “ gostei muito”, conta a  criança.

 

V.S, 24 anos, é soropositiva e mãe de três filhos expostos que  não nasceram com o vírus. Ela conta sobre a tarde diferente que foi proporcionada a ela e às três crianças. “Elas ficaram muito comportadas e eu acho muito legal essa oportunidade que estão nos dando”, destaca.

 

Segundo Almir Santana, Crianças expostas são aquelas que mesmo a mãe sendo soropositivo, a criança nasce negativa. Isso ocorre quando no pré-natal são feitas todas as medidas de prevenção, assim as crianças nascem sem o vírus.

 

O médico acostumado a realizar várias ações conta porque esse momento é tão importante “É um sonho porque são crianças que não tem acesso ao cinema,  vivem outra realidade. Busco cada vez mais envolver as crianças e mães para que elas possam participar de tudo que as outras pessoas participam. Isso é o meu sonho, mesmo sabendo da realidade de cada uma”, destaca Almir Santana.

 

Para a representante da mulheres soropositivas de Sergipe, Fátima Souza, que contribui com a iniciativa, a tarde foi uma forma de inclusão. “Hoje foi excepcional, trouxemos  pessoas que nunca foram ao cinema . É uma forma de incluí-las ”na sociedade, diz a representante.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 26 de setembro de 2018, 09:31 | Atualizado: 26 de setembro de 2018, 09:31