SES e UNIT alinham fluxo para o Programa de Estágio Curricular Obrigatório
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde (NEEPEPS), reuniu na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro Administrativo da Saúde (CAS), a diretoria da Universidade Tiradentes (Unit) e gerências dos núcleos das Instituições da SES, concedentes de estágios, com o objetivo de construir coletivamente os fluxos e prazos do Estágio Curricular Obrigatório de 2019, segundo semestre, para concessão de Campos de Estágios por meio do Processo Educativo.
De acordo com informações da coordenadora do Núcleo de Educação permanente da SES, Margarida Maria Ferreira Bastos, há um protocolo que precisa ser seguido pelas Instituições de Ensino e pelos estagiários, critérios do Termo Técnico que foram expostos e discutidos ponto a ponto na pactuação de hoje.
“A reunião foi um alinhamento, uma construção, daquilo que não estava alinhado e a construção desse fluxo foi muito produtiva. Foram chamados aqui diretores e coordenadores dos cursos da Unit e essa foi a primeira reunião deste ano. Ainda vamos ter reuniões com outras Intuições de Ensino, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e demais, incluindo as particulares que têm cursos técnicos profissionalizantes”, disse Margarida.
Para a diretora adjunta da área de saúde da Universidade Tiradentes, Vanessa Lordelo Pedreira Vivas, a reunião que acontece semestralmente é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde que enriquece e melhora muito a ligação entre a Instituição de Ensino e o Serviço, formalizando novos documentos, novas tratativas que venham oficiar, tanto o fluxo dentro da Secretaria, como também das Instituições.
“É enriquecedor demais conhecer as demandas internas de cada unidade através de seu gestor representado aqui. É um momento super rico e a gente já fica esperando com ansiedade estar aqui na Secretaria, para estarmos estreitando esses laços, e formalizando o estágio seguinte, com certeza muito melhor do que o que foi no semestre anterior. A cada seis meses a gente vem reavaliar o estágio, quais foram as principais falhas, é importante esse diagnóstico, tanto da Secretaria quanto da Instituição de Ensino para definirmos esses pontos que foram mais frágeis e já criar estratégias e novas oportunidades de melhoria para o semestre seguinte”, comentou a diretora.
Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 10 de junho de 2019, 15:48 | Atualizado: 10 de junho de 2019, 15:48