SES e Municípios dialogam durante última reunião do Colegiado Interfederativo de Sergipe em 2016
Por Morgana Barbosa
Para encerar as atividades em 2016, os membros da Assembleia do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE) e do Colegiado Interfedarativo de Sergipe (CIE) se reuniram na última sexta-feira, 16, no hotel Mercure. A ocasião foi marcada pela eleição da diretoria executiva do Cosems para o biênio 2017 – 2018, além da apreciação do Plano Estadual de Saúde pelos gestores municipais e demais participantes.
“Essa é uma agenda positiva na qual se encontram representantes da Secretaria de Estado da Saúde e gestores municipais. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) este é o espaço de pactuação. Sem consenso não há deliberação”, explica o secretário executivo do CIE/SE, João Lima Júnior.
Dividido em dois momentos, o encontro teve início com as deliberações do Cosems, que realizou sua 143ª assembleia geral ordinária. Compôs a pauta a eleição da nova diretoria executiva da entidade. Por aclamação foi aprovada a chapa única denominada “Consolidando o SUS”, presidida por Enock Luiz Ribeiro, também presidente do Cosems durante a última gestão.
“Precisamos nos manter unidos para reivindicar o direito dos municípios. Vale destacar que estamos finalizando o ano com um grupo coeso, que identificou a união como importante fator para avançar”, declarou o presidente eleito do Cosems/SE para o biênio 2017-2018, Enock Luiz Ribeiro.
Já o segundo momento foi voltado às demandas do CIE, que promoveu sua nona reunião em 2016. Entre os temas que compuseram a pauta esteve a apresentação do Plano Estadual de Saúde. Também foi tema debatido durante a reunião a habilitação do Hospital Universitário (HU) para assistência de Alta Complexidade ao indivíduo com obesidade.
“O HU já está habilitado de acordo com portaria 492 de 2007, mas o que se propõe nesse momento é a habilitação nos termos da portaria 425, que estabelece essa unidade de saúde como serviço de assistência de alta complexidade ao indivíduo portador de obesidade. Essa portaria mais recente estabelece regulamento técnico, normas e define as diretrizes para o indivíduo portador de obesidade”, explicou Ronaldo Cruz, gestor da área técnica de alimentação e nutrição da SES, que apresentou o tema durante a reunião.
O encontro foi encerrado com a apreciação do calendário do CIE e Colegiado Interfederativo Regional para 2017. Em avaliação aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, o secretário executivo do CIE, João Lima Júnior, destacou o importante papel desempenhado pelas entidades para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. “A avaliação para este ano é positiva. Tanto pelas deliberações quanto pelas discussões sobre as políticas de saúde que foram debatidas nesse espaço”, avaliou.
Publicado: 19 de dezembro de 2016, 19:05 | Atualizado: 19 de dezembro de 2016, 19:05