Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida realizou mais de 1000 remoções no mês de julho

Por Manuela Penacal | Fotos: Ricardo Pinho
SRIHA - foto ricardo pinho (2)O Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (Sriha) vem contribuindo cada vez mais para o fortalecimento da Rede Hospitalar de Saúde através da otimização dos leitos. Somente no mês de julho, foram realizadas 1.193 remoções de pacientes entre as unidades hospitalares da Rede que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, o que rendeu uma média de 30 atendimentos diários. Entre as remoções, 653 foram assistenciais, 349 foram para realização de exames e procedimentos, 204 transferências de hospital e 71 de gestante de baixo risco.

Inserido no Complexo Regulatório do Estado, o Sriha é responsável pelo transporte de pacientes considerados de baixo risco, identificado a partir da confirmação de parâmetros clínicos. “Quando alguma das unidades hospitalar abre o chamado, o núcleo de regulação avalia se a demanda se adéqua ao serviço. Caso positivo, envia a viatura”, explica a coordenadora do Sriha, Luísa Dantas.

Além de remover pacientes para exames, consultas e fazer a transferência hospitalar, além de altas hospitalares, o Sriha atende as demandas de logística, o que inclui o transporte de insumos e equipamentos.

SRIHA - foto R_Pinho (5)“Isso, sem dúvida, favorece a gestão dos leitos no Hospital de Urgências de Sergipe, que transfere os casos menos críticos para os Hospitais Regionais, garantindo o atendimento de Urgência e Emergência. Além disso, contribui para uma melhor resolutividade do quadro clínico dos pacientes”, destaca.

O Sriha atende as unidades assistenciais vinculadas à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e conta com uma equipe profissional formada por 82 funcionários entre enfermeiros, condutores, administrativos, gerentes, coordenador e telefonistas. As remoções são realizadas em ambulâncias tipo A e B, que estão equipadas conforme padrão do serviço.

Publicado: 5 de agosto de 2016, 15:59 | Atualizado: 5 de agosto de 2016, 15:59